logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Projeto “Mãos que Ajudam” promove arrecadação de alimentos para o HSLG e ensina técnicas de armazenamento de alimentos

Compartilhe!

No último sábado (27) foi realizado o projeto nacional “Mãos que Ajudam a Fortalecer a Nação”, uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil. As ações visaram atender demandas locais ao incentivar o serviço ao próximo e a união em torno de boas causas.

Em São Luiz Gonzaga, o evento promoveu a arrecadação de alimentos a serem doados ao Hospital de São Luiz Gonzaga (HSLG). Por meio de parcerias com as empresas Cambaí, Supermercado Ponto Certo e a Coopatrigo, foram arrecadados cerca de 200 quilos de alimentos para a instituição.

Além disso, a iniciativa procurou fortalecer a comunidade, ao ensinar técnicas de armazenamento de alimentos. Essa prática permite que as pessoas conservem alimentos em perfeito estado por períodos de até cinco anos ou mais. O aprendizado pode ajudar as pessoas a estarem preparadas, tendo alimentos disponíveis em seus lares em situações como a necessidade de isolamento social, greves de caminhoneiros, escassez de produtos, desemprego ou dificuldades financeiras.

Uma palestra completa sobre o assunto foi realizada na tarde do dia 27, no prédio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado na Rua São João, número 2248, esquina com a Rua Borges de Medeiros. No evento os participantes puderam aprender a armazenar alimentos como arroz, feijão, macarrão, carnes, frutas e diversos outros itens, tanto em vidros de conserva quanto em garrafas pet. A nutricionista Eliane Pelentir Steigleder e a cozinheira Elizabete Tauimer, do HSLG, estiveram presentes no evento representando o hospital.

A palestrante foi Ana Maristela Souza de Oliveira, que além de ensinar as técnicas que já pratica há mais de dez anos, coordenou a realização do projeto com o mesmo enfoque em São Luiz Gonzaga e em mais três cidades do noroeste gaúcho: Santa Rosa, Santo Ângelo e Santiago. Para ela este tipo de conhecimento se faz cada vez mais necessário.

Foto: divulgação

“Ao praticar as técnicas  de armazenamento doméstico, estaremos sendo agentes de nossas vidas, protagonizando nosso futuro, e não apenas esperando sofrer a ação dos imprevistos e intempéries da vida”, avalia.

No total, nas quatro cidades, o projeto arrecadou mais de 1.200 quilos de alimentos que foram doados a instituições de caridade, sendo que grande parte das doações foram armazenadas em garrafas pet usando as técnicas apresentadas no dia 27.

Desde o ano 2000 no Brasil, o projeto “Mãos que Ajudam” atua como uma proposta permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias. As ações promovidas pela Igreja já beneficiaram todas as capitais da federação e cerca de 200 outras cidades. Este ano, no mesmo dia, ao longo de todo território nacional, voluntários promoveram atividades relacionadas ao fortalecimento das mulheres, famílias e comunidades.

Fonte: Projeto Mãos que Ajudam

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.