logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Prefeito Sidney Brondani anuncia possível fim da intervenção municipal no Hospital São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A intervenção municipal do Hospital São Luiz Gonzaga deverá chegar ao fim nos próximos dias. A informação foi dada pelo prefeito Sidney Brondani nesta quarta-feira (25), durante reunião realizada na Câmara Municipal e que contou com a presença de vários setores da comunidade são-luizense e da própria casa de saúde.

 

Foto: Nivaldo Maciel/Rádio Missioneira

Em 20 de julho de 2001, nos termos do Decreto Municipal n° 2.103, foi declarado Estado de Emergência na área da Saúde Municipal. Com isso, houve requisição dos bens e serviços do Hospital São Luiz Gonzaga, pelo Poder Público Municipal.

Segundo o prefeito Sidney Brondani, o Tribunal de Contas da União já alertou a Administração Municipal sobre a seguinte situação:  caso a prefeitura permaneça intervindo no serviço do hospital, um concurso público precisará ser realizado, o que implicaria na demissão de todo o quadro de funcionários, o que é avaliado como algo impossível de ser realizado no contexto econômico atual.

Desta forma, o prefeito anunciou que, nos próximos dias, um edital será publicado, informando que a Sociedade Hospitalar deverá reassumir a administração do hospital. Os diretores Luis Grings e José Renato Grisólia se mostraram contrários ao hospital ser entregue para a associação, no qual os mesmos são sócios. Eles afirmam que, quando ocorreu a intervenção em 2001, a dívida era de R$ 35 milhões. Hoje, a situação foi revertida para aproximadamente R$ 7 milhões.

O Hospital São Luiz Gonzaga foi fundado em 24 de março de 1941. É o único hospital do município e de referência microrregional, sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde, composto por oito municípios, onde presta atendimento para uma população de aproximadamente 90 mil habitantes, e conta com aproximadamente 240 funcionários.

Rádio Missioneira

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.