Está em discussão em Santo Antônio das Missões o uso de agrotóxicos perto do perímetro urbano - Rádio MissioneiraRádio Missioneira
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
26 de novembro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Está em discussão em Santo Antônio das Missões o uso de agrotóxicos perto do perímetro urbano

26 de novembro de 2018 l 16:14
Materia atualizada: 27/11/2018 l 09:11

Vereadores receberam um abaixo assinado de moradores que reclamaram da situação





Compartilhe!

É positivo o balanço da Emater de Santo Antônio das Missões em relação à audiência pública sobre o uso de agrotóxico realizada recentemente na câmara de vereadores. Passado alguns dias da realização da reunião, a reportagem da Rádio Missioneira contatou o técnico agrícola e extensionista Flavio Augusto Bonato, para conferir que avanço se registrou em relação ao tema.

O profissional relembrou que a audiência foi realizada após os vereadores receberem um abaixo assinado da população que se sente lesada, especialmente pelo uso de agrotóxicos nas proximidades do perímetro urbano do município. Já há algum tempo os moradores reclamam de forte odor especialmente em regiões onde não há arvores entre as lavouras e as casas.

Bonato considerou muito importante a audiência. O técnico acredita que os questionamentos reascenderam alguns pontos importantes, que por vezes estão sendo esquecidos, especialmente pelos aplicadores das substâncias, que são as orientações e recomendações do receituário agronômico. “Debate interessante pela importância que tem o cuidado com as orientações técnicas, que sabemos, que por vezes, estas observações ficam de lado”, avaliou Flavio.

O técnico da Emater destacou a boa presença das partes interessadas, tanto a população, quanto os produtores especialmente dos arredores da cidade estiveram na audiência o que demonstra o interesse de todos em achar soluções.

Algumas alternativas foram destacadas, dentre as quais o manejo integrado de pragas e doenças, recomendadas pela própria Emater, que são técnicas importantes e reduzem a necessidade do uso de agrotóxicos especialmente nas lavouras de grãos. No caso da produção de subsistência a adoção de técnicas de produção orgânica.

Outro ponto que foi destaque na entrevista é a adoção de cortinas vegetais no perímetro urbano, como forma de reduzir o impacto do uso de produtos nas lavoras próximas às casas.

Autor: Rogério Morais

Fonte: Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados