logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Avançam ações para desenvolvimento de energias renováveis no RS

Compartilhe!

Na manhã desta terça-feira (27), no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, o deputado Ernani Polo, presidente da Frente Parlamanter em apoio as Pequenas Centrais Hidrelétricas da Assembleia, participou de reunião de trabalho entre representantes do setor e o secretário estadual do meio ambiente e infraestrutura, Artur Lemos e a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

A iniciativa faz parte de ações da Sema para estreitar informações com setores de geração de energia, a fim de elencar prioridades e buscar a celeridade na tramitação de processos até a permissão para implementação dos projetos. No encontro, representantes do setor entregaram ao secretário e Fepam, uma primeira lista de prioridades para concessão de licenças ambientais, resultado de trabalho junto a Frente Parlamentar e a Sema. Foram incluídos no documento 6 prioridades para licença de instalação e 5 prioridades pra outorga de uso d’água.

Atualmente, o RS possui, em construção 6 PCHs, com capacidade de geração de 65 Megawatts e investimento da ordem de R$ 400 milhões, o que resulta em de 1000 empregos diretos e indiretos. O Estado já tem, com licença de instalação, 6 empreendimentos, com investimentos de R$ 200 milhões e capacidade de geração de 30 megawatts, o que poderá gerar aproximadamente 800 empregos diretos e indiretos. Outros 6 estão em lista de prioridade. Tramitam na Fepam 115 projetos em Pchs, o que pode significar a geração de 700 megawatts, com investimentos de 5 bilhões de reais.

Será montado um grupo de trabalho dentro do projeto Cresce RS, que envolve a Assembleia Legislativa e o governo do Estado e que tem o objetivo de destravar iniciativas para o desenvolvimento do RS.

Energias Eólica e Solar

O deputado Ernani Polo destaca que será construído com os setores de energia eólica e solar, um trabalho nos mesmos moldes realizado com as PCHs, de reunir o setor e buscar elencar as demandas e projetos prioritários: “ A intenção é que com estas ações se consiga agilizar os trâmites e as aprovações dos projetos junto a Sema e Fepam. Com o setor de PCHs construímos uma lista de prioridades e a intenção é fazer o mesmo com a energia eólica e solar”, ressalta o deputado.

Fonte: Assessoria Deputado Ernani Polo

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.