Vice-presidente da Coopatrigo relata como foi visita à cooperativas do Paraná - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
30 de outubro de 2018
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Vice-presidente da Coopatrigo relata como foi visita à cooperativas do Paraná

Foto: Nivaldo Maciel/Rádio Missioneira
30 de outubro de 2018 l 17:21
Materia atualizada: 30/10/2018 l 17:23

Flávio Oliveira integrou comitiva que visitou várias cooperativas na semana passada





Compartilhe!

O Paraná um dos locais em que se destaca o cooperativismo, que serve de modelo para outros estados. Na semana passada, o vice-presidente da Coopatrigo, Flávio Oliveira, visitou cooperativas paranaenses, junto com comitiva gaúcha. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã de hoje, ele contou como foi a experiência.

Flávio destacou que as visitas foram em várias regiões do estado. Além de cooperativas, foram visitadas centrais, locais onde várias delas se unem. Em Cascavel,  na região Oeste, a comitiva também conheceu um terminal de distribuição, construído em conjunto, onde são enviados os produtos, seja por linha ferroviária ou rodoviária.

Outra característica observada pelo vice-presidente foi a verticalização, que foram várias indústrias segmentadas, a partir dos produtos dos associados. É o caso de moinhos de trigo, frigoríficos de suínos e aves, produção de leite e óleo de soja. Oliveira também percebeu que as cooperativas paranaenses trabalham com foco na valorização do quadro social a na diversificação de produtos. É o caso da Lar, de Medianeira, que atua em várias áreas, principalmente no setor de alimentos.

Conforme o vice-presidente, o estado é mais evoluído do que os demais em termos de cooperativa, mas viu semelhanças em ações já realizadas pela Coopatrigo. Ele citou o caso do recolhimento de leite, em Cruz Alta, o trabalho de sucessão rural, realizado em todas as cidades da região na semana passada e fortalecimento das mulheres nas propriedades. Ele apontou que viagens como essa servem para inspirar a evolução de novas ações par as cooperativas gaúchas, entre elas a Coopatrigo.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados