Vereadora Ana Barros fala sobre sua trajetória na saúde e conquistas nesta área - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
29 de julho de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Vereadora Ana Barros fala sobre sua trajetória na saúde e conquistas nesta área

Foto: arquivo Rádio Missioneira
29 de julho de 2020 l 15:42
Materia atualizada: 30/07/2020 l 14:36




Compartilhe!

Principal tema do momento, a saúde tem concentrado as atenções de todos nesta pandemia, que promete alastrar seus impactos por muito tempo. Bandeira da vereadora Ana Barros, este assunto foi abordado por ela em participação no programa Jornal da Manhã desta quarta-feira (29), onde falou sobre sua trajetória na saúde local e conquistas que se estenderam muito além dos limites de São Luiz Gonzaga.

Destacando o início desta trajetória como usuária do sistema de saúde, Ana lembrou do período em que não existia o SUS e, para ter um atendimento minimamente digno, era necessário, por exemplo, ter carteira de trabalho. Com muita pressão de diversos setores, como sindicatos, sanitaristas e sociedade civil, a Constituição de 1988 estabeleceu a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Passando para o ano de 2000, Ana assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga na administração do prefeito Jauri Oliveira. No cargo, iniciou a implantação dos PSFs, hoje conhecidos como ESF’s, programa criado em 1994 e instalado de forma pioneira na região. Unidades de saúde em todo o município foram ampliadas e, em alguns casos, criadas, resultando em sete unidades de PSF, atendendo famílias em casa e tratando da prevenção como forma de combater o surgimento de doenças e demais malefícios.

Outros trabalhos destacados por Ana durante sua gestão na Secretaria foram a criação do CAPS Saúde Mental e Centro de Referência da Saúde da Mulher. Mais tarde, já fora do âmbito da administração municipal, Ana lutou para acabar com resolução estadual que obrigava pacientes com câncer a percorrer quilômetros para buscar medicamentos (na região o lugar mais próximo era Ijuí). Com ajuda da sociedade, imprensa, conselhos de saúde, Ministério Pública e Assembleia, a luta foi exitosa e trouxe uma nova realidade para habitantes de pelo menos 120 municípios.

Em uma nova fase, como vereadora, Ana atuou em diversas frentes, mas a saúde sempre foi a mais visada. Já no primeiro dia de seu mandato ingressou com anteprojeto de lei para garantir atendimento a pessoas com suspeita de câncer para, no máximo, 30 dias – esse anteprojeto se tornou lei e foi replicado pela Assembleia Legislativa, restando apenas sanção do governador Eduardo Leite para sua efetiva aplicação.

Ao longo dos anos o trabalho na Câmara envolveu diversas outras iniciativas, não só na saúde, mas também em habitações, acessibilidade no prédio ocupado pelo Legislativo, captação de recursos de emendas parlamentares (a maioria para o HSLG), comunidades do interior e entidades locais.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados