O vazio sanitário no Rio Grande do Sul, a área e a época de plantio, com seus impactos para a economia, foram assuntos do prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabricio Dutra, em entrevista ao Jornal da Manhã. O chefe do executivo, que está na capital federal, ressalta a importância de parcerias em assuntos como esse, também à medida que interessam à região.
“É importante estarmos presentes nessa pauta, para buscarmos um alongamento do plantio, para além de 8 de janeiro e tantas outras ações que estamos à disposição dos produtores rurais. Aliás, somos servidores dos produtores rurais, pois uma região que sobrevive 90% da produção rural, temos que estar atentos e trabalhando para suplantar essas dificuldades”, ressalta o prefeito, ao mencionar a necessidade de haver um direcionamento a assuntos que movem a agricultura e a pecuária.
Reforma tributária
De acordo com o chefe do executivo, mesmo que a reforma comece a gerar interferência a partir de 2026, a atual gestão municipal não ficará omissa.
“Nós estamos em uma dificuldade hoje em função da queda da arrecadação, de uma seca grande que houve em nossa região, em parte de nosso estado, e também pela questão da economia nacional que deu uma certa freada. Isso reflete diretamente aos municípios”, explica o prefeito.
De acordo com Dutra, o município possui recursos financeiros para a realização dos projetos. Segundo ele, o problema que se apresenta no mês atual e nos próximos está voltado à realização receita corrente líquida e folha de pagamento. Uma realidade que, de acordo com ele, se apresenta na maioria dos municípios brasileiros em função da queda de arrecadação.
Rádio Missioneira
Foto: Divulgação