Variante do coronavírus pode estar atingindo Pirapó, afirma prefeito

Compartilhe!

O aumento dos casos confirmados de covid-19, internações e óbitos pela doença em Pirapó pode estar relacionado a presença de uma nova linhagem do coronavírus no município. A informação foi confirmada pelo prefeito Auri Kochhann em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (20).

Conforme Auri, a própria 12ª Coordenadoria Regional de Saúde avaliou a situação do município e concluiu que as variantes P1 e P2, já identificada em São Borja, deve estar em circulação em Pirapó. Segundo Auri, a suspeita ganha força também pelos últimos dados registrados em Porto Xavier. A cidade vizinha e rotineiramente visitada pela população pirapoense vive um aumento de casos, com 17 moradores hospitalizados, sendo seis em leitos de UTI. “É muito provável que uma variante esteja atingindo os municípios da fronteira”, avalia o prefeito.

Auri Kochhann informa que a Prefeitura de Pirapó está tomando medidas urgentes para tentar frear o avanço da doença. Na segunda-feira (19) lideranças do município se reuniram com o corpo clínico do Hospital São Luiz Gonzaga e equipes de saúde para realizar uma troca de informações, afim de buscar estratégias de enfrentamento à doença.

Outras medidas também estão sendo tomadas pela administração de Auri e Magrão. Está em vigor, desde a última sexta-feira (16) o 11º Decreto Municipal. Entre as medidas estão o fechamento do comércio não essencial e dos setores da prefeitura, limitações no número de clientes em supermercados e prorrogações nos prazos de pagamentos de tributos. O decreto ficará em vigor até a sexta-feira (23), mas poderá ser estendido caso o número de internações aumente.

A Brigada Militar de Pirapó também está auxiliando no enfrentamento à pandemia. Conforme Auri, moradores positivados que forem flagrados transitando pelas ruas da cidade, serão abordados e instruídos a retornarem imediatamente ao isolamento domiciliar. “Peço que as famílias tenham consciência e não realizem encontros, pois o risco de contaminação é altíssimo”, avaliou o prefeito.

Auri finaliza informando que uma notícia alentadora é de que ontem, nenhum novo caso foi confirmado no município. A expectativa é de que mais pacientes recebam alta do Hospital São Luiz Gonzaga nos próximos dias. Pirapó está com 10 pacientes internados e 19 com o vírus ativo em isolamento domiciliar. Ao todo, 12 pessoas já faleceram, sendo duas somente ontem, e 153 se recuperaram da doença.

Rádio Missioneira