Vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades e deficiência inicia na segunda-feira 

Compartilhe!

Confira o cronograma de imunização que será realizado nas unidades de saúde e a documentação necessária   

Com a destinação da 15ª remessa de vacinas contra a COVID-19, São Luiz Gonzaga inicia nesta segunda-feira (3) a imunização de pessoas com comorbidades e deficiência. Com as doses, a pasta também irá concluir a vacinação de pessoas com 60 e 61 anos (1ª aplicação). Ao todo, 1.085 doses foram destinadas ao município, todas do laboratório Fiocruz/AstraZeneca.

CRONOGRAMA  

De acordo com o Governo do Estado (por meio da resolução nº 089/21 – CIB/RS), a imunização de pessoas com comorbidades e deficiência será realizada conforme a disponibilidade de doses da vacina. Integram a fase 1 do público-alvo da imunização contra a COVID-19 as pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) acima dos 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidade acima de 18 anos; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

O documento também possui um quadro descritivo das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, o qual está disponível no link aqui.

Após reunião de planejamento, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o seguinte cronograma dentro do que foi estipulado pelo Governo do Estado para iniciar a imunização de cada grupo. A pessoa deve preferencialmente procurar a unidade de saúde da sua área de domicílio para a imunização. Confira:

Segunda-feira (3 de maio) – pessoas com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); gestantes e puérperas com comorbidade (todos maiores de 18 anos);

Terça-feira (4 de maio) – pessoas de 59 anos com comorbidades ou com deficiência permanente cadastradas no BPC;

Quarta-feira (5 de maio) – Pessoas de 58 anos com comorbidades ou com deficiência permanente cadastradas no BPC;

Quinta-feira (6 de maio) – Pessoas de 57 anos com comorbidades ou com deficiência permanente cadastradas no BPC;

Sexta-feira (7 de maio) – Pessoas de 55 e 56 anos com comorbidades ou com deficiência permanente cadastradas no BPC.

Para a imunização, além dos documentos padrões, a pessoa deve apresentar (original e cópia) de documentos comprobatórios que a incluem no grupo prioritário da fase 1 para receber a vacina. Por exemplo, no caso das comorbidades, é possível apresentar exames, receitas, atestado médico com o CID, prescrições médicas, etc. A cópia será arquivada na unidade de saúde.

2ª DOSE  

As pessoas que têm a 2ª dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca agendadas para este final de semana deverão procurar a unidade de saúde a partir de segunda-feira. A Secretaria de Saúde também aguarda a destinação de mais doses da CoronaVac para a 2ª aplicação em pessoas na faixa etária dos 70 aos 72 anos.

Para a imunização (tanto na 1ª como na 2ª dose), é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação (ou o comprovante de aplicação da 1ª dose). Os pacientes oncológicos, transplantados e imunossuprimidos só poderão realizar a vacina mediante apresentação de atestado médico.

Informações sobre a vacinação podem ser obtidas nas ESFs (de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas) ou no Centro de Saúde (de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 13 horas), por meio dos números:

– Duque de Caxias: 3352-9081;

– Bairro Trinta: 3352-9082;

– Bairro Floresta: 3352-9083;

– Bairro Paz: 3352-9084;

– Bairro Presidente Vargas: 3352-9085;

– Bairro Mário: 3352-9086;

– Dr. Chico: 3352-9087;

– Ramona Gonçalves Ferreira: 3352-9088;

– Centro de Saúde: 3352-9080;

– Bairro Agrícola: 3352-9021.

Larissa Dorneles  – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga – RS  com informações da SEMSA

Foto: Arquivo