URI-SLG sedia III Encontro de Egressos, I Encontro Internacional de Estudantes de Graduação e Semanas Acadêmicas nesta semana

De 09 à 15 de maio a URI São Luiz Gonzaga promove três eventos de integração e conhecimento, com atividades educacionais e interativas. Neste período acontece o I Encontro Internacional de Estudantes de Graduação, o III Encontro de Egressos da URI – SLG e as Semanas Acadêmicas dos cursos de Graduação da URI-SLG e juntamente o IV Seminário da Indústria “Do SONHO à REALIDADE” – ACI São Luiz Gonzaga.

Dia 09 de maio – sexta-feira:

A programação inicia na sexta-feira (09), onde acontece juntamente o IX Seminário da Indústria – “Do SONHO à REALIDADE”, da ACI São Luiz Gonzaga. A abertura oficial dos eventos será às 19h com o Vice-Presidente de Relações Institucionais da Marcopolo, José Antonio Martins. Ele acumula ainda os cargos de Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, Presidente da Associação de Aço do RS, Vice-Presidente da Federação das Indústrias dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, entre outros. O tema abordado será “Inovação e Economia: Desafios Contemporâneos”.

Dia 12 e 15 de maio – segunda e quinta-feira:

No segundo dia de atividades, segunda-feira (12), os eventos ainda acontecem integrados, com Mesa Redonda sobre “A Internacionalização do Ensino Superior”, às 19h, no salão de atos. Participam deste debate os acadêmicos, egressos e docentes da URI São Luiz Gonzaga e Santiago, e acadêmicos da UnAM, de Misiones – Argentina.

A partir da terça-feira (13), os cursos seguem separadamente com suas semanas acadêmicas, unindo-se novamente na quinta-feira (15), onde acontece a Copa URI. Nesta oportunidade poderão participar egressos, professores e acadêmicos. As inscrições de times estão abertas para as modalidades Futsal e Basquetebol Streeball.

Dia 13 de maio – terça-feira:

Os acadêmicos e egressos do curso de Administração e Ciências Contábeis, e participantes do IX Seminário da Indústria “Do SONHO à REALIDADE”, de palestra com o Pró-Reitor de Administração da URI, Clóvis Rempel, a partir das 19h. Também assistirão Case sobre a indústria local e regional.

A programação de Engenharia Elétrica e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial inicia pela manhã, com Minicurso sobre Programação de CLPs na Norma IEC61131-3, com Marcelo Froener Comanduli – Técnico de Suporte na Altus Sistemas de Informática e Professor em Automação Industrial no Colégio São Lucas da ULBRA, se estendendo até às 17h. Na parte da noite, o mesmo ministrará palestra sobre Evolução do Controlador Lógico Programável, com início às 19h30min. Logo após, o Engenheiro Líder de Serviço da região de Santo Ângelo e Cruz Alta da RGE, Lucas de Carvalho abordará a Distribuição de Energia Elétrica na região das Missões.

Os egressos e acadêmicos de Educação Física participam de duas palestras, a primeira às 19h com o professor Dr. Fábio Juner Lanferdini, da UFRGS e URI, referente à Avaliação e Pesquisa do Esporte do Alto Rendimento. Em seguida o professor Dr. Bruno Costa Teixeira, da UFRGS, falará sobre a Educação Física na Doença.

Os veteranos em Fisioterapia apresentarão durante o dia os trabalhos selecionados e de conclusão de curso. Na parte da noite, às 19h, os acadêmicos e egressos assistirão palestra sobre “FNP” e Atuação da Fisioterapia em Queimados nos Pacientes da Boate Kiss, com a Mestra Anna Ourique. Às 21h inicia a palestra sobre Microfisioterapia, com o Fisioterapeuta Marcos Bellé.

O curso de Serviço Social participa de palestra ministrada pela Assistente Social de Giruá, Letícia da Silva, referente ao tema Processos de Trabalho do Assistente Social e Gestão de Programas na Área Social.

Dia 14 de maio – quarta-feira:

Na quarta-feira terá continuidade o III Encontro de Egressos e Semanas Acadêmicas da URI São Luiz Gonzaga.
Os alunos de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e da Graduação em Administração farão apresentação de trabalhos, no turno da noite.
O curso de Ciências Contábeis apresenta palestra sobre e-Social e Atualidades em Contabilidade, com representante do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Na parte da manhã, os acadêmicos de egressos de Engenharia Elétrica e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial participam de Minicurso, com tema: Introdução à Programação do Arduíno, com Fabrizio Ranzani – Especialista em Automação Eletrônica e Perito Técnico Industrial. O mesmo apresentará palestra às 19h, sobre Lógica, Linguagem e Limites Cognitivos: Como influenciam o Ensino e o Aprendizado. Logo após, às 21h, o Mestre e Doutorando em Engenharia Elétrica no Centro de Estudos em Energia e Sistemas de Potências da UFSM, Iuri Castro Figueiró falará sobre Smart Grids, Medição Inteligente e Tarifação Horária.
Frederico Dinis Lima, da UFSM e URI ministrará palestra às 19h para os acadêmicos e egressos de Educação Física sobre Exercício Físico e Sistema Nervoso Central. No mesmo horário acontece no curso de Fisioterapia palestra referente ao tema: O Papel do Fisioterapeuta no Mercado de Trabalho, com representante do CREFITO. Logo após, às 21h, estes dois cursos (Educação Física e Fisioterapia) participam de palestra sobre Lipemia Pós-Prandial e Exercícios Físicos, com o Dr. Álvaro R. de Oliveira – docente da UFRGS.

O III Encontro de Egressos e Semana Acadêmica de Serviço Social apresenta nesta data a palestra referente a Qualidade de Vida em Dependentes Químicos, com o Mestre Paolo Gomes Palmeiro – Fisioterapeuta em Giruá.

Os acadêmicos e professores de Serviço Social ainda participam no dia 16 de maio do VIII Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, e neste mesmo dia os acadêmicos de Educação Física e dois semestres de Fisioterapia viajam em Visita Técnica aos Laboratórios da UFRGS , através do Projeto Portas Abertas.

No dia 20 de maio os acadêmicos de Serviço Social assistem palestra sobre a Formatação e Organização Político-Administrativa dos Três Poderes da República, com a Profª Lucineide Orsolin.