A segunda-feira (25) foi marcada por um grande encontro dos gestores e profissionais da saúde de centenas de municípios gaúchos, em Porto Alegre, oportunidade em que o governador Eduardo Leite fez o anúncio dos investimentos na área, durante a abertura da Mostra Estadual de Experiências da Rede Bem Cuidar – UBS Amiga da Pessoa Idosa.
O governador visitou a mostra, na qual estão expostos os 41 trabalhos que apresentam experiências exitosas de UBSs e Coordenadorias Regionais de Saúde relacionadas aos serviços disponibilizados na RBC.
Da região das Missões, abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, participou da mostra e fez uma apresentação ao público, o município de Pirapó, com o Projeto INOVE, que é uma experiência que resulta do processo de atividades realizadas no Grupo intersetorial INOVE, desenvolvido pela equipe de Saúde através da Rede Bem Cuidar em parceria com Centro de Referência e Assistência Social, Emater-RS/Ascar e Academia de Saúde, executado em todas comunidades do município, totalizando 12 grupos.
As atividades iniciaram em março de 2022 e continuam sendo desenvolvidas, tendo como por objetivo fortalecer o vínculo dos idosos com a equipe, família e a comunidade, através de realização de atividades de prevenção, promoção e orientação, oficinas de trabalhos manuais e resgate da cultura de cada comunidade. Leite conversou brevemente com alguns autores dos projetos, que estavam expostos no hall da Casa da Ospa.
Das Missões receberam o Selo Ouro os municípios de Caibaté, Garruchos, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Salvador das Missões, Santo Ângelo, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões. O selo é uma certificação conferida pela SES às UBSs que fazem parte da RBC e que implementaram ações do programa direcionadas aos idosos.
As unidades que receberam o Selo Ouro atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional dos idosos.
Fonte: Assessoria da AMM