logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Uergs São Luiz Gonzaga recebe visita de comissão parlamentar em defesa das abelhas

Compartilhe!

Na semana passada, a Uergs em São Luiz Gonzaga recebeu o deputado estadual Sérgio Peres, junto com assessores e empreendedores do setor da Apicultura e da Meliponicultura, para conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto “Abelhas Missioneiras” que é coordenado pelo professor Rafael Narciso Meirelles na região, tendo como objetivo realizar atividades no âmbito da pesquisa, educação ambiental e transferência de tecnologias, visando a preservação das populações de abelhas e a recuperação das espécies mais ameaçadas.

O projeto vem sendo realizado desde 2019 na universidade, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Universidade Federal da Fronteira Sul e Emater-RS/Ascar, oriundo de compensação ambiental, com financiamento da empresa Enel e aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Durante a visita foram apresentadas todas as atividades que vem sendo desenvolvidas de cada um dos subprojetos que integra o projeto geral, bem como apresentadas as maiores dificuldades que vem sendo encontradas. Na oportunidade, o professor Rafael explicou que o município de São Luiz Gonzaga não possui uma associação de Meliponicultura mas que a prática existe assim como em municípios em volta já tem grupos funcionando, citando exemplo de São Pedro do Butiá, onde o projeto também vem sendo desenvolvido.

“Estamos auxiliando na capacitação e incentivoa Meliponicultura com a oferta de Cursos presenciais e online, pois quanto maior for o número de meliponicultores, maior será o número de agentes de preservação em potencial” destaca Rafael.

O deputado também conheceu as instalações da brinquedoteca temática “Minha amiga Abelha”, instalada na unidade local e que realiza atividades integradas ao Subprojeto “Minha amiga: a abelha – Abelhas-sem-ferrão e a educação ambiental”, coordenado pela professora Arisa Araujo da Luz.

A visita faz parte das atividades programadas pela Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Apicultura e da Meliponicultura no Rio Grande do Sul, que foi instalada pela Assembleia Legislativa no dia 17 de outubro, por iniciativa do parlamentar, a qual tem o prazo de 120 dias para construir relatório baseado em debates e visitas técnicas. O objetivo desta comissão é estimular a produção e comercialização de produtos apícolas; diminuir entraves aos produtores que desejam ingressar nas atividades de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão); conhecer iniciativas inovadoras para impulsionar o setor e identificar gargalos desta cadeia produtiva.

Fonte: Uergs São Luiz Gonzaga

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.