Uergs realizou o II Web Congresso Agro

Compartilhe!

Foram realizadas diversas palestras entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro 

Enquanto a pandemia continua ameaçando a sociedade brasileira e gaúcha, impossibilitando eventos com grande público a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), junto ao LAPIB – São Luiz Gonzaga e Ecos do Pampa, realizou o II Web Congresso Agro totalmente online.

Da mesma forma que ocorreu em sua primeira edição, o qual foi pioneiro no início do período de isolamento social, em 2021 foram organizadas e realizadas 10 palestras, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. Foram duas palestras diárias realizadas através do YouTube, sempre às 9h e as 14h.

O “II Web Congresso de Agro”, novamente foi coordenado pelo professor Rafael Narciso Meirelles,com temas variados, sem necessidade de inscrição, nem pagamento, estando liberadas todas as palestras para todo o público que tiver interesse, além dos acadêmicos do Curso de Agronomia e Agroecologia da Uergs. Todas as palestras estão disponíveis no Facebook II Web Congresso Agro (aqui) ou através do canal do Youtube do LAPIB – UERGS.

Foram realizadas as seguintes palestras: dia 30 de agosto “Uso da tecnologia de película de partículas minerais para controle de pragas” – palestrante Cláudia Bernardes Ourique; dia 31 de agosto “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) na alimentação e transição agroecológica”  -palestrante: Elaine Biondo e a “A importância do morangueiro para a agricultura familiar e sua evolução tecnológica até os dias atuais” – Palestrante: Giovane Rodrigo Fiedrich.

No dia 1º de setembro foram realizadas as palestras “Confecção de armadilhas artesanais de baixo custo para captura de insetos-praga” – Palestrante: Janaína Pereira dos Santos e “Manejo sanitário e transição ecológica em bovinos: Atenção aos detalhes!” – Palestrante: Marcelo Beltrão Molento. Dia 2 de setembro “Guardiãs de sementes da vida: O protagonismo de mulheres na Região Central do RS.” – Palestrante: Marina Tauil Bernardo e “Experiência extensionista no curso de Agronomia da UERGS em Sananduva, RS.” – Palestrante: Ernane Ervino Pfüller, além da palestra “A importância do manejo integrado de pragas na transição para um desenvolvimento mais sustentável” com a acadêmica do Curso de Agronomia de São Luiz Gonzaga, Taís Tainá de Menezes Valentim.

No último dia 3 de setembro, o professor Jose Antonio Kroeff Schmitz realizou as entrevistas sobre “Escolas Família Agrícola e o processo de transição agroecológica no Vale do Rio Pardo – com Adair Pozzebon” e “A Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo e seu papel no processo de transição agroecológica na região – com João Paulo Reis Costa”.

Conforme o professor Rafael Narciso Meirelles, os vídeos foram visualizados por mais de 2.700 pessoas em apenas cinco dias, com mais de 320 engajamentos (curtir, comentar ou compartilhar), números que tendem a crescer com o passar do tempo. O primeiro Web Congresso, realizado em abril de 2020 já foi visualizado por mais de 17.500 pessoas.

Em eventos presenciais ou pagos, é muito raro atingir um público tão expressivo. É provável que, dentre tantas notícias de perdas e restrições, o modelo de evento aberto e gratuito seja um legado importante deixado pela pandemia para a popularização da ciência e para o contato da Universidade com o público externo.

Fonte: Uergs | São Luiz Gonzaga