Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Uergs realiza na próxima sexta-feira outorga do título de Doutor Honoris Causa aos Troncos Missioneiros

A cerimônia solene para a outorga do título de Doutor Honoris Causa aos troncos missioneiros Pedro Ortaça, Cenair Maicá (in memoriam), Jayme Caetano Braun (in memoriam) e Noel Guarany (in memoriam), realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) ocorrerá  na próxima sexta-feira (27).

A homenagem reconhece a contribuição decisiva desses artistas para a consolidação da identidade cultural da Região das Missões e do povo gaúcho. Conhecidos como os “Quatro Troncos Missioneiros”, eles marcaram gerações por meio da música, da poesia e da valorização das raízes históricas do Rio Grande do Sul.

A iniciativa parte da unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga e foi aprovada pelo Conselho Superior Universitário. Segundo o reitor Leonardo Beroldt, a concessão do título representa um reconhecimento institucional ao legado cultural deixado pelos artistas. O Evento também se insere dentro das comemorações alusivas aos 400 anos das missões Jesuíticas Guaranis e conta com o apoio da Secretária Estadual de Cultura.

A cerimônia ocorrerá às 9h30, na Sociedade Atlética São Luiz (Clube Rancho), em São Luiz Gonzaga, município considerado berço da cultura missioneira. O evento é aberto ao público e deve reunir autoridades, representantes culturais, estudantes e membros da comunidade regional.

Além da solenidade, haverá momento cultural com a apresentações artísticas dos músicos familiares dos homenageados, sendo a Familia Ortaça, Laura Guarani, PatrícioMaicáe Luciano Braun e também do Coral Guarani “JerojyMbaraete” (Grupo Coragem) da Aldeia TekoáKo’enju, onde será celebrada a memória e a influência duradoura desses artistas, reforçando a importância da preservação da cultura missioneira como patrimônio imaterial do estado.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa é uma das mais altas distinções acadêmicas e, neste caso, reforça o elo entre universidade e cultura popular — reconhecendo que o saber também se constrói na arte, na tradição e na história de um povo.

Fonte: Assessoria da Uergs

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.

toto 5000
sdtoto
agen togel
bandar togel terpercaya
toto slot88
situs toto
togel deposit 5000