Uergs permanece com suas atividades presenciais suspensas, porém, cursos poderão realizar seus estágios obrigatórios

Compartilhe!

O Comitê de Monitoramento e Orientações da Uergs para questões relacionadas à Covid-19 manteve as aulas presenciais suspensas no semestre 2021/1, sendo autorizado, com todos os ajustes necessários e respeitando os protocolos impostos a realização dos Estágios Obrigatórios nos Curso de Agronomia, Ciência e Tecnologia e Pedagogia.

As atividades realizadas nos estágio cumpriram suas especificidades de acordo com o que foi deliberados pelos Colegiados dos Cursos e que está previsto no Plano Político Pedagogia e Curricular.

O Curso de Agronomia, teve atividades presenciais autorizadas, nos momentos em que as bandeiras e portarias permitiram, onde foram realizados estágios nos municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões e também em São Borja. A Coopatrigo acolheu acadêmicos neste momento, com atividades em seu Laboratório de Solos e de Sementes, na Unidade de Beneficiamento de Sementes, Área Experimental e atividades de extensão em São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Tais atividades são muito valorizadas pelos acadêmicos, pois lhes propicia grande crescimento. Também foram realizados estágios no Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) em São Borja, com o objetivo de aprendizado e imersão na cultura orizícola, e também na SEAPI de São Luiz Gonzaga, além de locais privados.

De acordo com o Coordenador do Curso de Agronomia, Eugenio Farias Marques Portela, “esta é uma etapa importante nas atividades acadêmicas, onde os estágios propiciam momentos de aprendizagem e conhecimento que qualificam os futuros profissionais, com as vivências práticas, dando experiência para atuar na profissão”

Também os acadêmicos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos realizaram suas atividades de estágio, seguindo todos os protocolos e de acordo com a liberação da Universidade, em São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. A Coopatrigo também acolheu acadêmicos deste Curso para realização de atividades, assim como a Emater de Santo Antônio das Missões oportunizando a dimensão da qualificação e de aprendizado. Ainda vários acadêmicos do Curso realizaram o aproveitamento de seus estágiosno seu local de trabalho, uma vez que já estão atuando na área de conhecimento de seu curso, como colaboradores da Empresa Estrela Alimentos em São Luiz Gonzaga.

“O momento de estágio é muito importante para os acadêmicos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UERGS, pois alunos tem momentos ricos de aprendizagem e conhecimento que qualificam os futuros profissionais” ressaltou a Coordenadora do Curso Edila Dutra da Silva.

O Curso de Pedagogia, após várias reuniões e debates, optou pela oferta do“Estágio III: Educação da EJA em espaço escolares e não escolares” no formato remoto, organizando com os acadêmicos do Curso de Pedagogia uma formação sobre os desafios da prática docente no contexto contemporâneo da EJA que buscou desenvolver oficinas para discutir e reforçar a importância da Educação de Jovens e Adultos e as contribuições dos professores/as para a consolidação da modalidade de ensino na educação formal. A formação continuada foi dirigida aos professores da EJA do município em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Centenário, no formato online, sendo ampliado para todos os demais professores da rede municipal e estadual de toda região, assim como demais interessados.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Rita Cristine Basso Soares Severo, “A formação continuada dirigida aos professores da EJA é essencial para que haja uma educação de qualidade, pois ela pode contribuir na elaboração de práticas pedagógicas que resultem bons desempenhos em sala de aula, garantindo a permanência desses estudantes na escola. Também está integração durante a realização do Estágio, nesse formato, contribui muito para a formação dos acadêmicos, mostrando a importância da realização de práticas reflexivas para que possam interagir de forma participativa na sociedade”.

A Uergs retorna o próximo semestre no dia 09 de agosto, ainda no formato remoto, recepcionando mais uma turma do Curso de Pedagogia. Para o ingresso de novas turmas para os Curso de Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, existe a previsão para março de 2022, a qual deverá ser oficializada no próximo semestre.

Fonte: UERGS – São Luiz Gonzaga