Uergs oferta cursos de Agronomia e Pedagogia pelo SISU - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
16 de janeiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Uergs oferta cursos de Agronomia e Pedagogia pelo SISU

Acadêmicos Agronomia em prática_agronomia da imersão e pibidianas do Curso Pedagogia em atividade prática. Fotos: divulgação Uergs
16 de janeiro de 2020 l 16:41
Materia atualizada: 16/01/2020 l 16:41




Compartilhe!

A Unidade da UERGS em São Luiz Gonzaga está oferecendo 80 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De terça-feira, 21 de janeiro, até sexta-feira, 24 de janeiro, estará aberta a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, que deve ser divulgada nesta sexta-feira,17 de janeiro, segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

Para ingressar em um dos Cursos ofertados pela Uergs basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer sua opção. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga, considerando que a média e ponto de corte irá depender da nota dos candidatos inscritos.

Os cursos da Unidade em São Luiz Gonzaga sempre atenderam à demanda local e convergem para o alcance do principal objetivo da universidade que é promover o desenvolvimento regional sustentável através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado. Para o ingresso 2020 em São Luiz Gonzaga serão ofertadas vagas nos Cursos de Agronomia (40 vagas –integral) e Pedagogia (40 vagas – noturno), sendo ambos Cursos consolidados e com alta qualidade.

Saiba mais sobre os cursos:

Agronomia – O Curso iniciou suas atividades em São Luiz Gonzaga em 2017, contando com quadro de professores altamente qualificados sendo todos mestres e doutores, lotados na Unidade local, oriundos de outras Unidades da Universidade e também conveniados voluntariados.

A Unidade conta com estrutura voltada para atender as demandas do Curso com laboratório de informática; laboratório de ciências e química equipado; biblioteca funcionando nos três turnos, sala de estudo, sala de projetos, sala das agrarias, e área experimental junto a ETE Cruzeiro do Sul, onde são desenvolvidas práticas. Além disso, fortalece seus laços com a comunidade, através de convênios com importantes instituições como a Coopatrigo, o qual possibilita aos acadêmicos do curso de Agronomia a utilização conjunta do laboratório de solos.

Atualmente existem 03 turmas em andamento, e são realizados os Projetos de Extensão: “Curso de Agronomia na Educação ambiental, Conservação de espécies e produção de Mel: abelhas na Região das Missões” e “Área demonstrativa Uergs na Expo – Conservação do Solo”; e os Projetos de Pesquisa: “Diversidade de abelhas e locais de nidificação em áreas com diferentes usos na região das Missões no Noroeste do RS”; “Diversidade e dinâmica populacional de percevejos e seus parasitoides na cultura da soja na região de São Luiz Gonzaga RS”; “Diversidade e abundancia de sirfideos na região noroeste do Rio Grande do Sul”, “Estratégias para mitigar a estratificação física e química da camada superficial do solo em sistema plantio direto”; além do projeto “Abelha Missioneiras”, em parceria com Enel, UFFS, Emater e SAPDR.

Hoje a primeira turma do Curso de Agronomia já esta realizando Estágio obrigatório e extra-curriculares em várias conceituadas instituições como a Embrapa Trigo – Passo Fundo, Emater de São Luiz e Santo Antônio das Missões, 17ª SEAPI, Coopatrigo de São Luiz e Santo Antônio das Missões, entre outras, além de propriedades rurais da região. Os bacharéis em Agronomia serão profissionais capacitados para atuar desde o planejamento até a execução de ações nos diferentes seguimentos da agricultura, além de poder atuar em órgãos públicos e empresas privadas do setor agropecuário.

Pedagogia – O Curso iniciou suas atividades em São Luiz Gonzaga em 2010, se consolidando como referência na região, contando com quadro de professores altamente qualificados sendo todos mestres e doutores, lotados na Unidade local, oriundos de outras Unidades da Universidade e também conveniados voluntariados.

A Unidade conta com estrutura voltada para atender as demandas do Curso com laboratório de informática com tela multiuso e sistema de vídeo conferencial; material para brinquedoteca; biblioteca funcionando nos três turnos, sala de estudo, sala de projetos. Além disso, fortalece seus laços com a comunidade, através da realização de parcerias e formações com a rede municipal e estadual de educação.

Ao longo dos anos já formou 05 turmas de graduação, havendo atualmente 03 turmas em andamento, sendo realizados os Projetos de Extensão: “Conservação de espécies e produção de Mel: abelhas na Região das Missões – Curso de Pedagogia na Educação Ambiental”, “Mutualismo: uma ação para o desenvolvimento e inserção social na realização de evento regional”, “Curso de Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino do Município de SLG”, “Curso Saberes e Experiências na Educação de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental do Município”, e “Práticas pedagógicas nas trajetórias da educação de jovens e adultos”; e os Projetos de Pesquisa: “Revisitando dados e metodologias: inclusão escolar na escola e na formação inicial docente”, “Escola, escola minha: de que ‘tempo’ são as práticas pedagógicas realizadas?”, “Desafios do Ensino Médio: por uma Pedagogia das Juventudes”, “A profissão professor sob o olhar de estudantes de Pedagogia da Unidade de São Luiz Gonzaga”, “Projeto Análise retórica e argumentativa de artigos de opinião sobre política brasileira”, entre outros, além do Programa TUDO A LER, desenvolvido em parceria com 32ª CRE. Também os acadêmicos do Curso de Pedagogia de São Luiz Gonzaga participam do Programa PIBID – CAPES.

Os licenciados em Pedagogia serão profissionais com competência para estabelecer espaços de problematização, discussões e produção na área da educação. O profissional poderá atuar na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental – crianças, jovens e adultos – Ensino Médio na Modalidade Normal, cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, além de atividades de gestão de processos educativos e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimento pedagógicos.

Fonte: Uergs SLG


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados