Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Uergs e Lar do Idoso São Vicente de Paula se unem em projeto para horta

Compartilhe!

O Lar do Idoso São Vicente de Paula de São Luiz Gonzaga possui uma horta composta por duas casas de vegetação, um pomar e um canteiro de chás e plantas aromáticas. No entanto, os moradores não podem cuidar sozinhos e há apenas um funcionário para tratar da tarefa. Por isso, a Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) resolveu participar da organização e manutenção do espaço.

 O auxílio ocorre  por meio do projeto aprovado com o título de “A Horta da Vovó”, coordenado pelo professor doutor Rafael Meirelles. A universidade concedeu uma bolsa de extensão para o projeto. A função do bolsista será organizar o cronograma de plantio, a colheita e fazer as listas de necessidades. Ele também irá chamar os colegas voluntários, que deverão trabalhar duas vezes por semana.

As duas casas de vegetação foram medidas, assim como o pomar. Também foram realizados levantamentos de quais plantas já existem e os próprios idosos opinaram, junto com a equipe do Lar, sobre as necessidades. O planejamento de plantio está pronto. No momento, o projeto está no processo de captação de recursos. Ou seja, necessita de doações de mudas, sementes e ferramentas.

“É um processo contínuo, que precisa receber doações sempre que possível. As plantas de hoje, logo crescerão e serão alimento para os moradores do Lar. Então, serão necessárias novas mudas”, afirma a universidade.

Pelo planejamento, serão necessárias mudas ou sementes de couve, cebolinha, alface, cenoura, pimentão, salsa, vagem, ervilha, abobrinha-verde (italiana), capuchinha, rúcula, brócolis, tomate, berinjela, radite, morango e chás variados.

Além das plantas, o projeto necessita ainda de lona para tapar a composteira, pois o projeto vai produzir composto para adubação com as cascas que sobram da cozinha, ferramentas (que não precisam ser novas, é claro), substrato e bandejas de isopor para confeccionar as mudas com as sementes.

Os interessados em contribuir com o projeto poderão direcionar as doações para o Lar ou para a Uergs. Qualquer dúvida, o professor Rafael Meirelles atende no WhatsApp, através do número (51) 9 9191-4199.

Fonte: Comunicação Social da Uergs São Luiz Gonzaga

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.