A Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões participa, nesta semana, do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas. O evento é realizado na cidade de Niterói (RJ). Dois representantes levam o nome das Missões no congresso, entre eles o são-luizense Cléber Magalhães Tobias.
Nesta sexta-feira (22), Cléber abordará a importância de fragmentar o percurso das trilhas, levando para o encontro a experiência vivenciada nas Missões.
“Eles irão nos trazer muitas ideias e muitas vivências. Afinal de contas, lá estão reunidos representantes do Brasil inteiro. É um momento muito importante que a nossa trilha está vivendo”, destacou a presidente da associação, Ana Paula Alvarenga, em entrevista para a Rádio Missioneira.
Recentemente, a Trilha dos Santos Mártires das Missões ingressou na Rede Brasileira de Trilhas. Uma das primeiras medidas adotadas foi a sinalização do percurso.
Idealizada há mais de 20 anos pelo professor Sérgio Venturini, a trilha busca relembrar os passos feitos pelos primeiros padres jesuítas que ingressaram no Rio Grande do Sul, a partir de 1626. O percurso passa por pontos históricos da região das Missões, como nas antigas reduções jesuíticas de São Nicolau, Assunção do Ijuí, Candelária do Caaçapamini e Caaró.
Em outubro, a associação participará do 2º Simpósio Gaúcho de Trilhas, em São Francisco de Paula. No mesmo mês, de 12 a 15, ocorrerá a Trilha dos Mártires de Bike e em novembro, de 12 a 19, o tradicional percurso a pé.
Rádio Missioneira