logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Trigo e cevada poderão ter produção acima da expectativa no estado

Compartilhe!

A área de cultivo do trigo alcançou 1.458.026 hectares no Estado. A cultura está em final de ciclo, com a maior parte das lavouras em maturação e pronta para a ceifa. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (10) pela Emater/RS-Ascar, o índice colhido alcançou 37% da área cultivada.

Além da elevada produtividade, o produto colhido apresenta alta qualidade, com elevado peso hectolitro (PH), comparativamente com as safras dos anos anteriores. A produtividade estimada é de 3.210 kg/ha. Contudo, há possibilidade de aumento nessa expectativa de produção à medida que a colheita evoluir.

Na cevada, a produtividade atual estimada é de 3.237 kg/ha. Também não se descarta uma alteração positiva nessa estimativa, face aos resultados de colheita ainda em obtenção. A área de cultivo é de 37.500 hectares. A cultura aproxima-se do final do ciclo. As lavouras em final de enchimento de grãos são apenas 25%; em maturação, 45%; e foram colhidas 30%.

Segundo o serviço de classificação prestado pela Emater/RS-Ascar, para a maior empresa cervejeira do país, a produtividade entre os produtores integrados, localizados no Planalto e Alto Uruguai, aproxima-se de 4.200 kg/ha. A qualidade da safra é considerada excelente, apresentando em torno de 95% de primeira qualidade (peneira 2,5mmx22mm + 2,8mmx22mm), assim como o percentual de germinação, que está acima de 95%. Outro fator positivo é a baixa presença de micotoxinas (Desoxinivalenol), que está abaixo dos limites permitidos pela legislação que regula a produção de cervejas.

Culturas de inverno

Canola – A área de cultivo é de 53.415 hectares. A estimativa de produtividade atual é de 1.638 kg/ha. Estima-se que 70% das lavouras foram colhidas, e o restante está maduro ou em processo final de maturação.

Aveia branca grãos – A área de cultivo é de 350.641 hectares. A produtividade prevista é de 2.478 kg/ha. Houve avanço significativo da colheita. As lavouras colhidas totalizam 58%; em maturação, 38%; e finalizando o enchimento de grãos, 4%.

Culturas de verão

Soja – A área projetada para a safra 2022/2023 é de 6.568.607 hectares. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha e a produção é de 20.563.989 toneladas. A semeadura da cultura alcançou 17% no Estado. As lavouras em estabelecimento apresentam boa emergência, mas o hipocótilo está mais curto, provavelmente como reflexo das baixas temperaturas. O hipocótilo é o responsável pela elevação dos cotilédones acima da superfície dos solos, e com eles mais curtos os cotilédones e as folhas unifoliadas permanecem muito próximos ao chão, dando impressão de baixo desenvolvimento da cultura.

Milho – A cultura segue em implantação. A evolução da operação foi lenta, atingindo apenas 2% no período, devido ao escalonamento e à atenção dos produtores a outras culturas. O desenvolvimento é adequado, em que pese alguns efeitos das temperaturas mais baixas, como a diminuição do porte de plantas e os danos, em algumas lavouras, causados pelas geadas ocorridas em 02/11. A fase predominante é o desenvolvimento vegetativo, mas 11% das lavouras iniciaram o processo reprodutivo, que demanda maior suprimento de água para manter o potencial produtivo. A área estimada de cultivo para a safra 2022/2023 é de 831.786 hectares. A produtividade esperada é de 7.337 kg/ha.

Milho silagem – A área semeada representa 50% da projetada e, desse total, 92% encontram-se em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. Devido à sequência de dias mais frios, as lavouras apresentam um porte mais baixo, mas com excelente população de plantas por hectare, que poderá compensar no volume colhido para manutenção da produtividade.

A área estimada de milho destinado à silagem para a safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul é de 365.467 hectares. A produtividade estimada permanece em 37.857 kg/ha.

Fonte EmaterRS/Ascar

Foto Fernando Dias/SEAPDR

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.