Trânsito: validade da CNH e prazo para concluir habilitação ainda são principais dúvidas durante a pandemia - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
28 de outubro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Trânsito: validade da CNH e prazo para concluir habilitação ainda são principais dúvidas durante a pandemia

Foto: divulgação internet
28 de outubro de 2020 l 15:33
Materia atualizada: 29/10/2020 l 14:40




Compartilhe!

Devido à pandemia da Covid 19, por quase 50 dias o estado do Rio Grande do Sul ficou sem os serviços relacionados ao Detran. Isso impactou no processo de formação de condutores, registros de veículo, entre outros processos, o que trouxe muitas dúvidas para condutores e aspirantes no momento em que as atividades foram retomadas.

Entrevistado pela reportagem da Rádio Missioneira, o psicólogo e especialista em trânsito Eduardo Cadore falou sobre alguns dos temas mais comuns trazidos pelos condutores até os CFC’s. Certamente a maior dúvida é sobre a validade da CNH. O recado é que as pessoas que tiveram sua habilitação vencida a partir do dia 19 de fevereiro podem seguir transitando, sem se preocupar em receber autuação, porém, recomenda-se que aqueles que tiverem condições, tomando todas as devidas precauções, procurem o seu CFC para verificar essa situação.

Outra preocupação dos condutores reside sobre o prazo para se concluir a habilitação, sem precisar começar todo o processo de novo. Quanto a isso Cadore disse que o Contran prorrogou por tempo indeterminado esse prazo para alunos que estavam com o processo em aberto ou haviam iniciado recentemente. Outra prorrogação recaiu sobre o prazo para registro e licenciamento de veículos. Esse prazo, antes passível de multa caso o novo proprietário atrasasse a regularização em período de 30 dias ou mais, encontra-se suspenso.

Nova legislação

Apesar de todas essas medidas de segurança, Cadore lembra que vem aí uma nova lei de trânsito, com uma série de alterações. A nova lei, sancionada recentemente, entra em vigor 180 dias após a sanção, ou seja, em abril de 2021. Itens como validade de CNH e limite de pontos podem sofrer alteração, mas, até lá, segue tudo como está.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados