O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Alimentação, Atanásio Santiago, em entrevista ao Jornal da Manhã de sexta-feira (20), destacou as ações da entidade durante o ano. Avaliou como um ano de conquistas para a classe trabalhadora.
As convenções coletivas foram fechadas com ganhos reais para a classe. O reajuste foi de 10%, chegando a 7% de ganho real. Conforme Atanásio, a única dificuldade foi fechar o acordo com a Cotrijuí, no mês de agosto.
Os funcionários paralisaram durante um dia, até o fechamento do acordo. Outro acordo importante foi com a indústria de óleo de Giovelli, no mês de agosto. Os trabalhadores receberam o reajuste retroativo a junho, mês em que são fechadas as convenções.
Atanásio também destacou que além de revindicações por salários justos, o sindicato apoia o trabalhador e busca qualidade de vida para eles e suas famílias. Em São Luiz Gonzaga, os tratamentos dentários custam até 60% menos para os associados. Outro pleito da entidade é pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O presidente finalizou a entrevista desejando boas festas para os associados e a comunidade.