Uma apresentação sobre o tapete sensorial inspirado no padre Roque Gonzales será uma das principais atrações do V Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões. O evento inicia na próxima quarta-feira (24) e segue na quinta, (25), em Caibaté. Durante as programações, os artistas José Quevedo e Liliana Sykora, junto da coordenadora da Câmara Paraguaia de Turismo das Rotas Jesuíticas, Olga Fisher, vão contar detalhes sobre a produção da obra interativa, feita também pelo artista Ruben Sykora.
O primeiro tapete sensorial foi criado no Paraguai e está exposto na igreja da Paróquia “San Roque Gonzales”, na cidade de Encarnación, departamento de Itapúa, no Paraguai. O objetivo da obra é despertar os sentidos e proporcionar uma experiência de imersão. “O primeiro tapete sensorial foi criado para ser uma obra que revitaliza e dá mais visibilidade à vida missionária de São Roque”, afirma José Quevedo, artista visual com mais de 30 anos de experiência em artes e gestão cultural.
Com 4 metros de altura e 6 metros de largura, o tapete possui detalhes em diferentes materiais e sua produção foi feita utilizando diversas técnicas para proporcionar uma experiência que afete os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar (através da degustação de uma bebida tradicional paraguaia que acompanha as demonstrações).
“O grande coração, parte central da tapete, mede aproximadamente 1 metro x 60 cm e foi coberto com camadas de resina sintética em tons avermelhados, camada após camada, incluindo folhas de ouro nas mesmas camadas, obtendo tons únicos e muito realistas”, descreve Liliana Sykora, artista visual com mais de 25 anos de carreira e exposições em diversos países.
Para despertar o sentido de audição, é feita a reprodução de sons que simulam batidas do coração, acompanhadas de uma narração. “O sentido do olfato está presente com a ativação de um aroma sutil de erva-mate queimada, conseguido com a técnica de fabricação da nossa bebida nacional tradicional”, complementa a artista paraguaia, que trabalha principalmente com técnicas de cerâmica.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Seminário Internacional das Missões