“Um sonho de décadas da Região das Missões está sendo concretizado através da pavimentação asfáltica dos acessos aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista”, assim define a Associação dos Municípios das Missões.
Os locais eram os últimos integrantes do Parque Histórico Nacional das Missões que ainda não estavam conectados por rodovia pavimentada, o que inibia o acesso de visitantes.
O processo que culminou com essa realização, cujas comemorações acontecerão neste fim de semana, iniciou em 2019, através de um trabalho integrado das prefeituras de São Luiz Gonzaga, Vitória das Missões e Entre-Ijuís, com apoio de voluntários e instituições, que viabilizaram a retomada destes projetos.
Os acessos possuem extensão de 6,5 quilômetros cada um. Eles receberam recursos totais da ordem de R$ 20 milhões do Ministério do Turismo. Também há uma parcela financeira de contrapartida das prefeituras.
O trecho que leva da BR 285 até o sítio de São João Batista é composto por aproximadamente 70% em território do município de Vitória das Missões e, o restante, em Entre-Ijuís. O trecho até São Lourenço é território de São Luiz Gonzaga.
Como se trata de intervenções em áreas tombadas pelo Iphan, houve necessidade de aprovações e pesquisas arqueológicas para a continuidade e finalização das obras.
Com a conclusão das obras, a expectativa é que haja um incremento significativo no número de turistas nos dois sítios. Atualmente, recebem em torno de 2 mil visitantes. A estimativa é aumentar para 20 mil turistas por ano.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da AMM