logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

“Sonho de décadas”: região celebra asfaltamento a São Lourenço e São João Batista

Compartilhe!

“Um sonho de décadas da Região das Missões está sendo concretizado através da pavimentação asfáltica dos acessos aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista”, assim define a Associação dos Municípios das Missões.

Os locais eram os últimos integrantes do Parque Histórico Nacional das Missões que ainda não estavam conectados por rodovia pavimentada, o que inibia o acesso de visitantes.

O processo que culminou com essa realização, cujas comemorações acontecerão neste fim de semana, iniciou em 2019, através de um trabalho integrado das prefeituras de São Luiz Gonzaga, Vitória das Missões e Entre-Ijuís, com apoio de voluntários e instituições, que viabilizaram a retomada destes projetos.

Os acessos possuem extensão de 6,5 quilômetros cada um. Eles receberam recursos totais da ordem de R$ 20 milhões do Ministério do Turismo. Também há uma parcela financeira de contrapartida das prefeituras.

O trecho que leva da BR 285 até o sítio de São João Batista é composto por aproximadamente 70% em território do município de Vitória das Missões e, o restante,  em Entre-Ijuís. O trecho até São Lourenço é território de São Luiz Gonzaga.

Como se trata de intervenções em áreas tombadas pelo Iphan, houve necessidade de aprovações e pesquisas arqueológicas para a continuidade e finalização das obras.

Com a conclusão das obras, a expectativa é que haja um incremento significativo no número de turistas nos dois sítios. Atualmente, recebem em torno de 2 mil visitantes. A estimativa é aumentar para 20 mil turistas por ano.

Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da AMM

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.