Situação da Saúde em São Luiz será debatida em conferência municipal nesta próxima quarta-feira - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
1 de abril de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Situação da Saúde em São Luiz será debatida em conferência municipal nesta próxima quarta-feira

Valmir e Rosa falaram sobre o assunto no programa Jornal da Manhã. Foto: Nivaldo Maciel/Rádio Missioneira
1 de abril de 2019 l 10:28
Materia atualizada: 02/04/2019 l 09:14




Compartilhe!
  • 59
    Shares

Nesta quarta-feira, dia 3 de abril, a partir das 7h30min, ocorre a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento ocorre no Espaço Messa. Em participação no programa Jornal da Manhã desta segunda-feira (01/04), o secretário municipal de Saúde, Valmir Silveira, e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Rosa Maria Costa, lançaram o convite para a Conferência.

Aberta ao público, a Conferência terá painelista da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo. Também serão formados grupos, que elaborarão propostas com base em eixos temáticos, a serem apresentadas na mesma ocasião, por volta das 11h. A plenária final ocorre às 11h30min.

Segundo Rosa, será um momento onde os usuários e funcionários da Saúde poderão comparecer e colocar suas reivindicações a respeito deste importante setor, desde os serviços mais básicos até os emergenciais. Se conseguisse funcionar tal como está no papel seria uma maravilha, só que temos um grave problema referente ao financiamento – disse Rosa a respeito do SUS, reforçando que o momento é de formar reivindicações contundentes para serem levadas à plenária estadual.

Valmir também ressaltou a necessidade de se trazer outros serviços para a Saúde de São Luiz Gonzaga. Um deles é o “teste da orelhinha”, que serve para identificar possíveis problemas auditivos na criança, em seu segundo ou terceiro dia de vida. Atualmente o local mais próximo onde este serviço é feito é Santo Ângelo. Outro serviço do qual São Luiz é carente é o de oftalmologia, com filas de pacientes para serem levados à Santo Ângelo, que são atendidos pela administração municipal conforme as possibilidades.

Apesar dessas necessidades, Valmir comemora atualmente o fato de São Luiz Gonzaga ter zerado as filas para cirurgias eletivas, exames de ressonância magnética entre outros, tudo graças a emendas parlamentares obtidas em 2018. Falando também pelo Hospital São Luiz Gonzaga, Rosa disse que a fase está difícil, com atraso de repasses do Estado, mas a instituição conta sempre com a parceria da Secretaria de Saúde para atender suas demandas na medida do possível, enquanto aguarda que o Estado pague os valores de repasse devidos.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados