Santo Ângelo foi o palco para o primeiro seminário do Programa Duas Safras. Cerca de 400 pessoas estiveram no Clube Gaúcho para acompanhar a Etapa Missões. O Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga esteve presente.
Segundo a presidente da entidade, Margareth Costa Beber, ao longo do dia 31 de maio, o público pode acompanhar painéis sobre trigo, milho e soja que apontaram alternativas para incremento de produtividade de grãos na região missioneira.
Coube ao superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, dar as boas-vindas aos participantes. Ele falou sobre o papel do Senar-RS na formação e qualificação dos profissionais do campo e os objetivos do programa Dupla Safra.
“Vamos colaborar com a mudança do status socioeconômico do Rio Grande do Sul. Falar do Duas Safras é falar do futuro do Rio Grande do Sul. Nos sentimos honrados em conduzir os seminários, um dos cernes do Duas Safras”, disse.
Uma das metas do programa Duas Safras é aumentar a produção sem aumentar a área. Anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Nikititiz, destacou a importância do seminário para a região. Nikititiz falou sobre a importância de levar informação aos produtores. “Só produz mais e melhor quem tem conhecimento. Esse é um dos papeis do sindicato, levar esse conhecimento aos produtores”, avaliou.
O chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, falou representando as quatro unidades que participam do programa (Trigo, Clima Temperado, Pecuária Sul e Suínos e Aves). Ele destacou a importância de integrar o Duas Safras. “Fazemos parte de um grupo que quer implantar uma cultura de intensificação que irá gerar aumento de renda aos produtores e comida para a população”, ressaltou.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, foi o último a falar na abertura. Em sua manifestação, ele reforçou que o principal objetivo do programa é estimular o aumento da produção. O presidente lembrou que o programa atua em várias frentes, levando em consideração as características de cada região do estado.
O presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, também participou do evento, que foi encerrado com o painel Integração da Soja com o Programa Duas Safras.
Rádio Missioneira | Com informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil