Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Sessão Solene marca a posse dos vereadores mirins de Pirapó

Compartilhe!

Nove estudantes de três escolas participarão do projeto. Serão dois anos de imersão no meio político pirapoense

Na noite da última segunda-feira (8) o Poder Legislativo de Pirapó realizou a Sessão Solene de Posse dos estudantes eleitos no projeto “Sessão Plenária do Vereador Mirim”. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores, do prefeito municipal, secretários, diretores das escolas e familiares dos estudantes.  

O objetivo principal da ação é incentivar a participação do jovem estudante na política, através da integração Câmara de Vereadores/Comunidade Escolar, a qual se destina a proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino, uma sucinta noção das atividades do Poder Legislativo, contribuindo assim, para a formação do cidadão pirapoense.

A Sessão Plenária do Estudante foi implantada com a participação de alunos do 5º ao 9º ano. A representação na Câmara Municipal Mirim de Pirapó ficou definida com Fabrício Cardozo de Ávila (Escola Padre Roque), Carla Vitória Machado Pletsch (Escola Henrique Sommer), Edenilson Egevarth Espindola (Escola Travessão Nacional), Miriã Victória Escouto Machado (Escola Henrique Sommer), Francieli Rodrigues Egevarth (Escola Henrique Sommer); Luiz Otavio Vicente de Oliveira (Escola Henrique Sommer); Vitória Braga Zilli (Escola Travessão Nacional), Pâmela Rohr da Silva (Escola Travessão Nacional) e Luís Gustavo Diel Pereira (Escola Travessão Nacional).

Confira imagens da cerimônia de diplomação e posse:

This slideshow requires JavaScript.

Na noite de ontem, realizou-se também a eleição e posse da mesa diretora, que ficou formada pelos vereadores mirins Miriã Victória Escouto Machado (presidente), Luiz Otavio Vicente de Oliveira (vice-presidente), Luís Gustavo Diel Pereira (1º secretário) e Vitória Braga Zilli (2ª secretária).

O mandato dos vereadores mirins terá duração de dois anos. A próxima sessão ocorrerá no dia 22 de novembro. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9, o diretor da Casa Legislativa, Carlos Sebastiany, destacou que Pirapó está na vanguarda, neste ano, da execução do projeto na região e que Câmaras de Vereadores de outros municípios estão entrando em contato para saber mais detalhes do projeto.

A secretária da Mesa Diretora, vereadora Maria Clara Machado, destacou o empenho do presidente Juvêncio Soares na concretização do projeto. O líder do Poder Legislativo não pôde estar presente na Sessão Solene por motivos de saúde. Os trabalhos foram comandados pelo vice-presidente, Ramão Malaquias. A vereadora Maria Clara frisou, também, a importância da ação no surgimento de futuras lideranças políticas no município.

Este diferencial é também compactuado pela secretária de Educação do município, que foi parceira do projeto. Ana Carina da Rosa Rohr avalia que, ao se tornar vereador mirim, o estudante passa a conhecer melhor o universo da política e adquire experiências que serão importantes para o resto de sua vida.  

A Sessão Solene de Posse dos vereadores mirins integrou a programação do aniversário de 34 anos de emancipação político-administrativa de Pirapó. O prefeito Auri Kochhann avaliou, por fim, que a realização do projeto marca uma tradição no município. Ele convidou, também, toda a comunidade pirapoense a participar das festividades, que seguirão todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

Confira mais registros da solenidade:

This slideshow requires JavaScript.

Rádio Missioneira