Uma Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (7), homenageou os Troncos Missioneiros, quatro ícones que forjaram a identidade da música nativista e ficaram conhecidos mundialmente.
Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá, Noel Guarany (os três in memorian) e Pedro Ortaça foram reverenciados na tribuna por deputados de diversas siglas, que destacaram a trajetória e a importância dos artistas para a cultura do Rio Grande do Sul. O evento foi uma iniciativa da Mesa Diretora do Parlamento gaúcho.
A cerimônia, marcada pela emoção, música e poesia, foi acompanhada por familiares dos homenageados, músicos, artistas e lideranças políticas ligadas à Região das Missões.
Não é a primeira vez que o Legislativo gaúcho homenageia os músicos. Pedro Ortaça recebeu o troféu Vitor Mateus Teixeira como melhor cantor em 2006, e a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Parlamento gaúcho, em 2010. Leis aprovadas na Assembleia deram o nome dos outros três músicos a rodovias da região missioneira: Jayme Caetano Braun (ERS-168), Cenair Maicá (ERS-536) e Noel Guarany (ERS-561).
Outras proposições tramitam atualmente no Legislativo gaúcho em homenagem aos músicos, entre elas o PL 19/2024, de autoria de Issur Koch (PP), que visa reconhecer os Quatro Troncos Missioneiros como de relevante interesse cultural, artístico e histórico do Rio Grande do Sul.
Imagem: Assembleia Legislativa
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Assembleia Legislativa