A operacionalização da nova edição do Programa de Sementes Forrageiras edição 2022/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr,) começou nesta quarta-feira (23). O prazo para envio das manifestações de interesse vai até o dia 5 de dezembro de 2022.
O programa tem como objetivo fomentar a aquisição de sementes forrageiras a serem utilizadas na formação de pastagens de inverno e verão destinadas à alimentação dos rebanhos de leite e corte nos estabelecimentos de base familiar.
O Sementes Forrageiras beneficia mais de 10 mil agricultores familiares, em sua maioria produtores de leite que têm nas pastagens a base da alimentação do seu rebanho. São cultivados aproximadamente 30 mil hectares de espécies como azevém, aveia preta, aveia branca, trigo duplo propósito, ervilhaca e capim sudão.
Podem participar do programa agricultores familiares e pecuaristas familiares, por meio de suas cooperativas, associações e sindicatos. Os recursos serão operacionalizados por meio de financiamento subsidiado, com bônus adimplência de 30% do valor total da operação e vencimento do contrato em fevereiro de 2024, conforme regras do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper).
A entidade apresentará sua demanda de recurso dentro do limite de valor de até R$ 600 por produtor que pretende atender e com o teto máximo por entidade de R$ 180 mil reais.
As entidades interessadas em participar devem efetuar a manifestação de interesse para a Seapdr através de ofício com a identificação da entidade, valor e número de produtores que deseja atender com o programa (veja abaixo o modelo para manifestação de interesse). O documento assinado pela entidade deve ser encaminhado para o e-mail: [email protected]. O prazo para envio das manifestações de interesse se inicia nesta quarta (23) e vai até o dia 5 de dezembro de 2022.
Mais informações
• Divisão de Sistemas Produtivos / Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, pelo fone (51) 3218-3361 ou pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Palácio Piratini
Foto: Fernando Dias/ Seapdr