Famílias quilombolas da Comunidade de São Paulo das Tunas, interior de Giruá, receberam das mãos da extensionista social da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zalton, sementes de milho do Programa de distribuição de sementes para indígenas e quilombolas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). As variedades crioulas entregues no dia 11 de setembro buscam preservar a agrobiodiversidade, bem como contribuir com a segurança e a soberania alimentar destas famílias.
No total, em todo o Estado, foram distribuídos 15.800 quilos de sementes a famílias quilombolas e indígenas. Para a implantação das sementes, recebem assessoramento técnico da Emater/RS-Ascar. A maior parte do milho será aproveitada para autoconsumo.
As seis famílias quilombolas de Giruá recebem assessoramento planejado e continuado da Emater/RS-Ascar em diferentes áreas, como defesa e garantia de direitos, acesso a políticas públicas sociais e socioassistenciais, segurança e soberania alimentar, geração de renda e educação e promoção da saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa