
Entre os esportes de abrangência global, talvez o basquete seja um dos menos praticados na região das Missões, porém, sempre há espaço para novas iniciativas, tanto que o basquete tem crescido ultimamente em nossa comunidade. No entanto, a estrutura é um empecilho: o único local com tabelas de basquete (suporte com a cesta) é uma das quadras da Praça Cícero Cavalheiro.
Por ser uma quadra de concreto, localizada ao ar livre, sem qualquer proteção contra intempéries, a estrutura está longe do ideal para que as equipes locais treinem na mesma condição de times de outras cidades, que possuem ginásios adaptados. Em visita recente à Rádio Missioneira, Filipe Nonemacher, Lucas Henrich e Marcos Lapa, praticantes do basquete, falaram a respeito dessa situação e solicitaram mais incentivo para o esporte.
Competições
Segundo informado, é frequente a realização de jogos na quadra de basquete da Cícero. Em dias como finais de semana, juntam-se até 20 praticantes. Campeonatos são organizados, por iniciativa dos próprios jogadores, como a Copa Ballers, ou com a ajuda da Assessoria de Promoção do Desporto e Lazer – APDL. Também há oferta de campeonatos na região, sendo a Liga Noroeste um dos mais acessíveis, porém, disputada em ginásios, fator que já inibe a participação de um time local, além claro, da falta de recursos para custear viagens.
Novo ginásio
Enquanto não dispõem de um ginásio com tabelas e marcação específica para o basquete, as equipes locais utilizam a quadra da Cícero. A grande esperança está na construção do novo ginásio poliesportivo junto ao Parque Centenário, que promete trazer uma nova realidade em termos de estrutura para o esporte local.
Rádio Missioneira