As atenções da Brigada Militar, na área do 14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em São Luiz Gonzaga, estarão ainda mais voltadas, em 2025, além de todas as outras frentes, à prevenção do delito de abigeato. Durante o ano passado, foram 113 casos na área de abrangência da unidade. Em 2022, o quantitativo foi de 82 (confira indicadores dos últimos anos abaixo).
Além da subtração de animais, quanto a delitos praticados no campo, há também o furto de materiais de pivôs, de defensivos e de maquinário agrícola, conforme o comandante, major Eduardo dos Santos Brum. Ele menciona também que o trabalho em prol da segurança é realizado, pela Brigada Militar, por meio da Patrulha Rural, com a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, com visitas nas propriedades rurais.
Recentemente, com o município de Garruchos passando a integrar o 14º BPM, em outubro de 2024, a faixa de fronteira da unidade teve um acréscimo de extensão.
“ Então, nós queremos, sim, dar uma atenção ao município de Garruchos. É um foco de atenção que temos, um indicador de abigeato e de crimes rurais, por ser um município que tem uma larga faixa de fronteira. Praticamente, com o município, dobramos a faixa de fronteira do Batalhão. É um município que tem dificuldades de acesso, e isso facilita para ocorrência de delitos, mas estamos fazendo todo o planejamento”, comenta o major Brum.
Conforme o comandante, ocorrerá uma visita ao Chefe do Executivo local para o alinhamento de situações, na busca de melhorias do trabalho por parte dessa força de segurança. No que tange à atuação da polícia judiciária, recentemente, foi inaugurada, em Santo Ângelo, a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab Fronteira Noroeste/Missões). Nesse âmbito, o major mencionar também o objetivo de as guarnições do Batalhão atuarem em apoio a ações dessa delegacia.
Casos de abigeato na área do 14º BPM
2021 – 169
2022 – 67
2023 – 82
2024 -113
Redação da Rádio Missioneira
Foto: site BM