Secretário da Educação visitou Escola Achilino de Santis em Santo Antônio - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
6 de dezembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Secretário da Educação visitou Escola Achilino de Santis em Santo Antônio

6 de dezembro de 2013 l 09:13
Materia atualizada: 06/12/2013 l 09:13




Compartilhe!

Na tarde de terça-feira, dia 3, o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, visitou a Escola Técnica Agrícola Achilino de Santis, em Santo Antônio das Missões. Na escola, o secretário conversou com os professores e funcionários, assistiu depoimentos e apresentações culturais e ouviu a explicação de estudantes sobre projetos desenvolvidos no Seminário Integrado e expostos em mostras científicas em 2013. Ao declarar-se energizado com o trabalho visto na escola, o secretário também garantiu apoio a reivindicações da comunidade escolar, como a criação de um internato na escola, que atende a crianças e jovens que também moram nas cidades e em assentamentos próximos.

De acordo com José Clóvis de Azevedo, a escola deverá integrar ao projeto do Plano de Necessidade de Obras (PNO), que vai modernizar todo o ambiente o alojamento que poderá garantir o funcionamento de um internato misto no Achilino de Santis. Andrea Machado destacou que nunca a escola recebeu tantos recursos do governo estadual e que isso se reflete nos resultados alcançados pelos alunos, que tiveram atuação destacada em mostras como as MEPs, Fecitep e Mostratec.

A aluna Jéssica Inhoato fez um depoimento sobre o a pesquisa no ensino médio. Aluna do segundo ano do curso técnico em agropecuária, na educação profissional integrada ao ensino médio, Jéssica declarou que o trabalho com a pesquisa proporcionou aos estudantes oportunidade de participar das mostras científicas, convivendo com outros estudantes do estado, do país e de outros países. "Essas experiências enriqueceram nossa vida e nosso currículo, percebemos que este novo ensino médio amplia oportunidades para nós nos três anos de estudo, e não apenas em um, nos preparando melhor para o mundo do trabalho", disse a estudante. As palavras de Jéssica foram reiteradas pelo professor Marcelo Marques, que tem trabalhado Seminário Integrado com os estudantes. Para ele, a escola está no rumo certo. "Nas pesquisas, os estudantes partem das suas propriedades e se voltam para elas", resumiu o professor de Letras, ex-aluno da escola que dá aulas no Achilino há quatro anos.

Com 60 anos completados em 2013, a Achilino de Santis conta com cerca de 400 alunos, de ensino fundamental, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio politécnico, ensino médio concomitante e curso técnico em agropecuária. São 37 professores e 14 servidores, com direção da professora Andrea Balbé Machado. A escola, que está localizada em uma área rural com 28 hectares, tem 14 unidades produtoras, nas áreas da agricultura, zootecnica e agroindústria e o índice de aprovação é de 96%. Em 2013, para projetos, o Governo do Estado destinou R$ 160 mil para a escola, que também teve incremento na autonomia financeira na ordem de 31,5 % para energia, 18% para a manutenção e 102,5% para material permanente.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados