Município recebe lote de vacinas para aplicação da 2ª dose contra a covid-19

Compartilhe!

No dia 10, Centro de Saúde realiza a imunização de idosos com 85 anos ou mais, na modalidade drive-thru, que receberam a 1ª dose no dia 10 de fevereiro     

As pessoas que realizaram a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 devem ficar atentas para a data de aplicação da 2ª dose do imunobiológico. No final da tarde de quinta-feira (4), o município recebeu mais 530 doses da vacina Coronavac para a aplicação da 2ª dose no público-alvo vacinado em fevereiro. O Centro de Saúde iniciou a nova etapa da imunização na sexta-feira (5) e segue na próxima semana.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, ressaltou a importância de verificar a data registrada na caderneta de vacinação entregue na aplicação da 1ª dose. “Na carteira consta a lápis o dia que a pessoa deve retornar a unidade de saúde para realizar a 2ª dose. Importante às pessoas ficarem atentas e virem no dia agendado. Como os frascos são de dez doses, se abrirmos o frasco e a pessoa não vir, fica complicado e não podemos desperdiçar vacinas. Caso não possa comparecer no dia agendado, pedimos que avise a unidade de saúde e combine como será realizada a 2ª dose”.

DRIVE-THRU  

Para a aplicação da 2ª dose nos idosos de 85 anos ou mais (os quais tomaram a 1ª dose no dia 10 de fevereiro), o Centro de Saúde realizará um drive-thru no dia 10 de março, quarta-feira. A mobilização ocorre das 8 horas até às 11h30min.

Na ocasião, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação recebida no dia da 1ª dose. “A vacina é apenas um complemento dentro dos cuidados que devemos ter. É importante que as pessoas tenham essa consciência. Até onde sabemos, todos serão vacinados, cada um de acordo com a etapa. Não é falta de vontade da Secretaria de Saúde ou do município, as vacinas vêm parceladas, são poucas doses”, afirmou Águeda.

 CAMPANHA  

Segue em andamento a vacinação dos idosos de 81 a 84 anos. O público-alvo deve entrar em contato com a ESF da área de domicílio ou com o Centro de Saúde para agendar a aplicação da vacina.

De acordo com o último relatório do Centro de Saúde, 1.639 pessoas tomaram a 1ª dose, sendo 799 profissionais de saúde. Já a 2ª dose foi aplicada em 388 pessoas. “Acho que todos estão bem conscientes do momento que estamos vivendo e da situação que nosso hospital está enfrentando. Cada um precisa fazer a sua parte. O momento é de ficar em casa; seguir usando máscara; realizar a higienização das mãos; ao chegar em casa, buscar trocar de calçado, se possível, trocar de roupa”, orientou.

Águeda reforça o pedido para que as pessoas sigam com os cuidados a fim de evitar que o vírus se dissemine ainda mais. “Nos atendimentos, o profissional de saúde tem a consciência de que aquela pessoa é o amor de alguém. Quando amamos, nós cuidamos. Ficamos até emocionados, porque vivemos um momento muito triste. Por isso eu peço que as pessoas fiquem em casa e redobrem os cuidados”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA