Campanha nacional promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) – por meio do Microambulatório HIV/AIDS – promoveu um diálogo no auditório do CAPS II, para divulgar pautas relevantes da campanha nacional do Dezembro Vermelho. O evento contou com a participação dos médicos e enfermeiros das ESFs e profissionais da microrregião.
O evento desse ano foi o terceiro encontro realizado pelo microambulatório e teve como palestrantes a advogada Maitê Correa, a qual abordou o tema “Auxílio doença e aposentadoria por invalidez das PVHIV”; e o médico infectologista Sérgio Davi Jaskulski Filho, com o tema “Profilaxia pré-exposição”.
As pautas abordadas no encontro abrangem a temática mundial proposta pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) que esse ano tem como tema “Acabe com as desigualdades, acabe com a AIDS, acabe com as pandemias”.
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Microambulatório HIV/AIDS