São Nicolau comemora 395 anos de fundação nesta segunda-feira

Compartilhe!

O município de São Nicolau comemora nesta segunda-feira, dia 3 de maio, 395 anos de fundação. Neste dia, em 1626, o padre jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz atravessou as águas do Rio Uruguai e fundou, junto aos índios guaranis, a redução de São Nicolau, considerado o primeiro povoado do Rio Grande do Sul.

Passo de Santo Isidro, local utilizado pelo padre Roque Gonzales para travessia do Rio Uruguai. Foto: Prefeitura de São Nicolau

 

Após inúmeros ataques de bandeirantes paulistas, São Nicolau e outras 17 reduções erguidas no território do atual Rio Grande do Sul são devastadas. Em 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3 mil índios, todos provenientes da Argentina. Até 1768, integrou um dos Sete Povos das Missões.

Desde 2013, São Nicolau comemora a data de 3 de maio como Feriado Municipal, com o intuito de valorizar a grandiosidade do fato. Anteriormente, a cidade celebrava o feriado no dia 8 de maio, data que marca a promulgação da Lei de Criação do município.

São Nicolau detém o título de Primeira Querência do Rio Grande e emancipou-se de São Luiz Gonzaga no dia 8 de maio de 1966. Os dois feriados municipais, além deste de 3 de maio é o do Dia do Padroeiro, comemorado em 6 de dezembro.

Atualmente, São Nicolau possui 5.200 habitantes e é constituído pelo distrito Sede e Santo Isidro, fazendo divisa territorial com os municípios de Dezesseis de Novembro, Garruchos, Pirapó e São Luiz Gonzaga.

Rádio Missioneira

Foto: Thiago Silva