Há dias, moradores de São Luiz Gonzaga estão convivendo com a fumaça que cobre o horizonte. O cenário nesta quarta-feira (11), porém, é atípico. Desde o final da manhã, o céu missioneiro ganhou uma coloração amarelada, decorrente da fumaça que cobre boa parte da América do Sul. A fuligem é oriunda das queimadas que ocorrem há semanas no Brasil, Bolívia e Paraguai.
De acordo com a empresa suíça IQ Air, a qualidade do ar em São Luiz Gonzaga está “insalubre”. A classificação varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.
A concentração de PM2,5 em São Luiz Gonzaga é atualmente 12 vezes maior que o valor anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde para qualidade do ar. O diâmetro dessas partículas é algo muito menor que um fio de cabelo, por exemplo.
Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a região missioneira atingirá hoje o ápice de presença de fumaça. Na quinta-feira (12), uma frente fria irá trazer instabilidade para o estado, não se descartando a ocorrência de “chuva preta”, fenômeno raro associado à presença de fuligem na atmosfera.
Fotos: Daniel Campos/Rádio Missioneira
Rádio Missioneira