São Luiz Gonzaga teve sete casos de dengue em 2020

Compartilhe!

Durante o ano de 2020, o município de São Luiz Gonzaga registrou sete casos de dengue. A informação foi confirmada pelo coordenador das equipes de endemia, Milton Fagundes, em entrevista ao programa Cidade Alerta da Missioneira FM 94.9 nesta sexta-feira (5).

Milton informou ainda que dos sete casos, apenas um foi autóctone, ou seja, contraído dentro do município, os demais são moradores de São Luiz Gonzaga que contraíram a doença em viagens a outros estados, como Mato Grosso e foram tratados pelo sistema de saúde do nosso município. Segundo Milton, até o momento não houve o registro de nenhum caso de dengue no território são-luizense em 2021, mas que a grande preocupação com a covid-19 pode subnotificar alguns casos, por isso a população deve se manter atenta.

Em função das chuvas recentes, os moradores devem cuidar os acúmulos de água em suas residências. O coordenador das equipes de endemia ressaltou uma informação interessante. Os agentes de saúde observaram uma diminuição grande de depósitos de entulhos locais com possibilidade de acúmulos de água durante a pandemia e um dos motivos seria o isolamento social, onde diversas famílias aproveitaram o tempo livre em casa para colocar em ordem os quintas e terrenos.

Milton informa que o próximo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) em São Luiz Gonzaga está previsto para ocorrer no mês de março, quando será possível observar o índice de infestação do mosquito na cidade, que em sua visão está baixíssimo, assim como nos anos anteriores.

Rádio Missioneira