São Luiz Gonzaga receberá 402 doses da vacina da Pfizer

Compartilhe!

Intervalo de aplicação entre as duas doses é de três meses 

O município de São Luiz Gonzaga receberá na próxima segunda-feira (24) o primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, serão 402 doses do imunizante. O grupo contemplado com a imunização ainda não é conhecido.

A Pfizer obteve nesta semana a aprovação das autoridades de saúde para que o imunizante tenha permissão para ser armazenado na temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por um período de 30 dias, desde que o frasco não tenha sido aberto ainda.

Essa é uma autorização que ainda não é valida para o Brasil. Porém, as consultoras do Governo do Estado que ministraram uma capacitação nesta quinta-feira aos municípios adiantaram que a empresa deverá entregar nos próximos dias à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a documentação e estudos que apontam a segurança por esse período maior.

Tão logo haja uma decisão a respeito, as normas vigentes serão atualizadas pela agência e deverá haver nova instrução do Ministério da Saúde aos Estados e municípios.

Cada frasco da vacina da Pfizer tem capacidade para seis doses. Ele vem com 0,45 mL do produto, que para a aplicação precisa de diluição de mais 1,8 mL de soro fisiológico.  É uma vacina do tipo RNA mensageiro (mRNA), ou seja, usa parte de uma sequência do código genético do vírus como se fosse uma “receita” para o organismo produzir anticorpos.

Estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% após as duas doses. No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é de um intervalo de 12 semanas (cerca de três meses) entre a primeira e segunda dose.

Rádio Missioneira | Informações do Governo do Estado