Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

São Borja inaugura estátua de Telmo de Lima Freitas

Compartilhe!

Artista plástico Rossini Rodrigues desenvolveu estátua em tamanho natural de Telmo de Lima Freitas

Na quinta e sexta-feira, São Borja prestou homenagens à memória do poeta, cantor e compositor Telmo de Lima Freitas. Reconhecido como uma das expressões mais representativas da cultura do Rio Grande do Sul, Telmo era são-borjense e faleceu em 18 de fevereiro 2021, aos 88 anos. Na cidade, ele recebeu uma estátua, na Praça Tricentenário.

Em programação organizada por familiares do artista, as cinzas dos seus restos mortais foram lançadas nas águas do Rio Uruguai. A chegada ao trevo de entrada de São Borja ocorreu na quinta-feira. Representantes das entidades tradicionalistas do município e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) fizeram a recepção.

Depois, as homenagens prosseguiram na Praça Tricentenário, zona Sul da cidade. O ato simbolicamente mais representativo foi a inauguração de uma estátua de Telmo de Lima Freitas, em tamanho natural, obra desenvolvida pelo artista plástico Rossini Rodrigues.

Após as cerimônias no local, cavalarianos ligados às entidades tradicionalistas e familiares do homenageado fizeram uma peregrinação pela cidade. Houve visitação ao local onde Telmo teria nascido, no bairro Paraboi, assim como na Fonte de São João Batista, um dos locais mais importantes para ele em São Borja.

No final da tarde, seguindo as homenagens, familiares do cantor e compositor levaram suas cinzas à Fazenda São Roque, na localidade de Rincão de Santana, a pouco mais de 20 quilômetros da cidade, onde foram jogadas nas águas do Rio Uruguai. O rito encerrou as homenagens, atendendo um desejo do homenageado.

 

Fotos: Eduardo Bonotto e Darlan Witchaki 

Fonte: Correio do Povo

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.