logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Salvador das Missões se torna referência na promoção de saúde e lazer a idosos

Compartilhe!

A promoção do envelhecimento ativo como forma de garantir o exercício da cidadania é o foco de várias ações e projetos que estão sendo apoiados pela Secretaria de Assistência Social e do Idoso de Salvador das Missões. O município é uma das referências na região neste quesito.

Durante todo o ano, grupos de terceira idade realizam práticas esportivas, de lazer e entretenimento. Segundo a prefeitura, os projetos buscam integrar as pessoas idosas que vivem em Salvador das Missões. Elas possuem uma importante participação no desenvolvimento do município, vivenciaram a história local e são responsáveis pelo bom andamento de entidades, empresas e instituições que representam o progresso da comunidade.

“O intuito das ações desenvolvidas é oportunizar aos participantes dos grupos  tudo o que eles gostam, como dança, música e jogos sem esquecer do principal objetivo, que é a alegria no seu dia-a-dia, orientar sobre seus direitos, cuidar de sua saúde física e mental, integrar as gerações e garantir a sua proteção”, frisou a prefeitura

Entre as ações desenvolvidas, está a prática esportiva do câmbio, do jogo de cartas, da música através do canto coral e da banda municipal, da oficinas de acordeon e da dança. As práticas, segundo a prefeitura, ajudam a reduzir ou retardar a ocorrência de várias doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, artrite, depressão e ansiedade.

“A cada encontro percebe-se que outros idosos procuram participar de forma voluntária das intervenções. É possível constatar benefícios à saúde dos idosos em relação à manutenção da independência, diminuição do estresse, melhora do humor, da autoestima e ampliação da inclusão social”, avalia a prefeitura.

Os encontros dos grupos de idosos são semanais em Salvador das Missões.

Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Prefeitura

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.