logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Salvador das Missões já possui sete agroindústrias familiares

Compartilhe!

A agroindústria familiar tem se consolidado como uma forma de viabilizar a permanência no meio rural, com geração de renda, em Salvador das Missões. Na semana passada, mais dois empreendimentos receberam o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), executado pela Emater/RS-Ascar. O recebimento do documento indica a legalização tributária, sanitária e ambiental dos empreendimentos.

A história da agroindústria Solar, localizada na Linha Santa Catarina, remonta a diferentes gerações da família, iniciando sua trajetória no ano de 2000, com Jacó Damke. Seguem o trabalho, seus filhos Júnior Luís e Luana Inês Damke e sua esposa Lourdes Erica Damke, que juntos, fornecem o polvilho de mandioca de qualidade reconhecida a diferentes mercados da região, assim como mandioca descascada e pão de queijo.

Já a Agroindústria Sturm, de propriedade de Gustábio Sturm, está localizada na Vila Caraguatá. Nela são produzidos embutidos e defumados diversos, a exemplo de salame, linguiça e lombo suíno. Através da agroindústria legalizada se tem a oportunidade de fornecer para mercados tradicionais e institucionais. 

Salvador das Missões já possui sete agroindústrias inclusas no Peaf. Através do programa, é oferecida assessoria para implantação e legalização de agroindústrias, suporte para elaboração de rótulos em conformidade com à legislação vigente, cursos de qualificação, orientações sobre espaços de comercialização e acesso ao crédito com juros mais baixos, a exemplo do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), entre outros.

Interessados em saber mais sobre o funcionamento do Peaf, podem procurar o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.