O Governo do Estado divulgou na semana passada o resultado do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.
O marcador – construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022 – apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.
Na região missioneira, o município com melhor resultado foi Salvador das Missões, obtendo a nota de 66,2 no índice, ficando na posição 85º no ranking, entre 497 municípios.
O município de Vespasiano Corrêa obteve o melhor resultado do Estado (84,10), seguido de Dois Irmãos das Missões (80,79) e Rondinha (80,26). No final do ranking, Agudo (21,07) e Boqueirão do Leão (22,79) tiveram os índices mais baixos, influenciados pelo baixo comparecimento dos alunos.
Rádio Missioneira