O Rio Grande do Sul consolidou sua posição de destaque no turismo internacional em 2025 ao receber 1,4 milhão de turistas estrangeiros entre janeiro e novembro, o que representa um crescimento de 86,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado garantiu ao Estado a terceira colocação no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro, em um ano histórico para o Brasil, que ultrapassou a marca de 9 milhões de visitantes internacionais. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
De acordo com o governo do Estado, o resultado expressivo está diretamente associado a uma estratégia contínua de promoção turística adotada pelo governo do Estado, com foco na presença do destino nas quatro estações. Ao longo do ano, foram desenvolvidas campanhas de inverno e de verão, valorizando a diversidade de experiências e estimulando a circulação de visitantes em diferentes períodos, com o objetivo de reduzir a sazonalidade e fortalecer o turismo como atividade permanente da economia gaúcha.
Ainda segundo o Executivo estadual, outro fator determinante para o desempenho registrado em 2025 é a presença constante do Rio Grande do Sul em feiras e eventos internacionais de turismo, considerados estratégicos para a atração de visitantes. O Estado marcou presença em agendas como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina, e a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, além de outras feiras e encontros internacionais voltados à promoção de destinos. Essas ações ampliam a visibilidade no exterior e fortalecem a relação com mercados prioritários, especialmente os países do Mercosul.
Fonte: Ascom Setur
Foto: Bernardo Zamperetti/Ascom Setur