Roque Gonzales conquistou pelas mãos e cabeça do estudante Jonatan Poersch Ciotti, 13 anos, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nível 1, que envolve alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
A prova da Olimpíada é realizada entre todas as escolas públicas, seja federal, estadual ou municipal
Jonatan é estudante da Escola Estadual Érico Veríssimo, onde a disciplina para a série em que Jonatan cursa é ministrada pela professora Rose Zimmer.
(Professora Rose Zimmer. Foto: Renê Leal)
Ocorreram duas provas, realizadas na própria escola em que outros estudantes locais participaram. Jonatan foi o classificado em primeiro lugar em Roque Gonzales.
A classificação de Jonatan encheu de orgulho seus pais Jonas e Emanoele, assim como a comunidade escolar do medalhista.
Em nível estadual, Jonatan é o melhor classificado com medalha de ouro na região das Missões. Ele obteve a 4ª colocação no estado, considerando-se as melhores notas. Dentre os dez primeiros há somente um estudante próximo à região das Missões: de escola localizada em Tucunduva e que obteve o segundo lugar no estado.
Abaixo do roquegonzalense, na região das Missões, estão estudantes de São Miguel das Missões (7º) e São Luiz Gonzaga (12º)
Ainda considerando os 200 melhores do país, Jonatan obteve o 13º lugar.
Antes de saber de sua classificação final da OBMEP, no dia 1º de novembro, Jonatan recebeu um convite para participar da Olimpíada Brasileira de matemática (OMB) devido ao seu bom desempenho na OBMEP 2018. Essa prova foi realizada no último dia 13 de novembro, no Departamento de Matemática na UFSM em Santa Maria.
(Jonatan durante prova em Santa Maria. Foto: arquivo pessoal)
O resultado dessa prova deve sair no dia 18 de dezembro.