Roque Gonzales comemora 55 anos de emancipação

Compartilhe!

Situado às margens do Rio Ijuí, município tem forte ligação com a história das Missões 

O município de Roque Gonzales completa neste sábado (15), 55 anos de emancipação político-administrativa. Nesta mesma data, em 1966, o então distrito desmembrava-se de São Luiz Gonzaga. Pelo segundo ano consecutivo, as festividades em comemoração à data precisaram ser canceladas em função das limitações impostas pela pandemia.

HISTÓRIA

Roque Gonzales foi colonizada por imigrantes alemães oriundos das antigas colônias do leste do Rio Grande do Sul. Essa colonização teve seus princípios na primeira metade dos anos 1900, quando ocorreu a construção da Pequena Central Hidrelétrica junto ao Salto do Pirapó, no Rio Ijuí.

Cidade é banhada pelas águas do Rio Ijuí | Foto: reprodução

 

Antes da chegada dos imigrantes europeus, os índios guaranis habitavam o território de Roque Gonzales. A existência de artefatos índigenas, como boleadeiras, pedras trabalhadas e pontas de flechas são provas concretas da existência deste povo na região.

Em 1628, nas atuais terras do município, o padre jesuíta espanhol João de Castilho funda uma Missão Jesuítica-guarani.  A redução de Nossa Senhora da Assunção do Ijuí abrigou centenas de famílias guaranis e foi construída próximo às margens do Rio Ijuí. Poucos meses após a fundação, um ataque de índios rebelados, possivelmente liderados pelo cacique Nheçu, aniquilou o povoado e o padre João de Castilho foi torturado e morto no local. Desde 1988, o espanhol tornou-se santo da Igreja Católica. Por este fato, o município é conhecido pelo slogan “Terra e Sangue das Missões”

Desde 2011, Roque Gonzales conta a maior Usina Hidrelétrica da região das Missões. A UHE Passo São João revolucionou o município, oportunizando um salto na economia. Atualmente, o município é governado pelo prefeito Fernando Mattes Machry e pelo vice-prefeito José Alfredo Kupske.

Usina Hidrelétrica Passo São João, cuja casa de máquinas está situada no município | Foto: reprodução/Eletrosul

 

A cidade conta com aproximadamente 7 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e faz divisa territorial com os municípios de Porto Xavier, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Rolador, São Luiz Gonzaga, Dezesseis de Novembro, Pirapó e Itacaruaré (Argentina).

Rádio Missioneira