A geração e distribuição da Chama Crioula acontecerá em Caxias do Sul, marcando oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, será realizado nesta sexta-feira (15) e sábado (16) no Parque de Eventos da Festa da Uva, reunindo cerca de 1,5 mil cavalarianos que levarão a centelha para todos os municípios gaúchos.
É a primeira vez que Caxias do Sul sedia o ato, escolhido para celebrar também os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha. A programação inclui recepção das delegações, seminário de turismo, desfile das RTs e apresentações culturais, com destaque para o grupo Girotondo e Os Bertussi. A geração da Chama ocorre na sexta-feira à noite, seguida da distribuição no sábado, a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pela TVE.
Segundo a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), os trajetos variam em duração e distância, podendo chegar a 30 dias de cavalgada até a Fronteira Oeste. Uma das centelhas será responsável por acender o candeeiro do Palácio Piratini no dia 14 de setembro, dando início à Semana Farroupilha.
Para viabilizar a participação das 30 regiões tradicionalistas, a Secretaria da Cultura adotou um modelo de colaboração que garantiu R$ 300 mil em recursos, destinados a cobrir despesas de deslocamento e organização. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado, a Chama Crioula simboliza a preservação da identidade gaúcha e a ligação entre o passado e o presente das tradições do Rio Grande do Sul.
Foto: Marcelo Pinto
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Secretaria Estadual de Cultura