Foi realizada nesta quarta-feira, dia 22, às 9h30, no Centro de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ijuí, uma reunião da Macrorregional Missões Fronteira Noroeste, que reúne as regionais Missões I, Missões II, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. Além dos coordenadores regionais e outros integrantes da Macro, estiveram presente a secretária geral da Fetag-RS, Elisete Hintz, e o assessor de Política Agrícola da Fetag-RS, Márcio Langer.
O coordenador da Macro, Agnaldo Barcelos, conduziu a reunião, que teve como tema principal a definição das pautas do 4º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que será realizado dia 2 de abril em Ijuí. “O Grito tem que criar um alerta. Precisamos instigar o debate na sociedade”, afirmou o coordenador. Será formada uma comissão municipal em casa STR para fazer esse debate das preocupações do Grito em cada município e ouvir sugestões de pautas locais. A discussão com os presentes trabalhou o formato da mobilização e analisou uma por uma das reivindicações do Grito para temas como crédito rural, acesso à terra, extensão rural, meio ambiente, previdência, habitação rural, infraestrutura, saúde, emplacamento de tratores, terceira idade, irrigação, programas estaduais e educação. Outro tema que será trabalhado é que 2014 é o Ano da Agricultura Familiar, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Outros assuntos tratados na reunião foram a assembleia geral da Fetag-RS, dia 30, em Porto Alegre, um encontro sobre E-Social para a Macro e o Encontro da Comissão da Macro de Terceira Idade, no próximo dia 5, em Santa Rosa. No mesmo dia e local, será realizada a próxima reunião da Macro.