Reunião da AMM discutiu abrigo para mulheres vítimas de violência, ponte em Porto Xavier e ensino de língua alemã nas escolas

Compartilhe!

Giruá sediou nesta sexta-feira (28) a assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Vários assuntos de interesse regional estiveram em pauta na reunião, presidida pelo presidente Paulo Peixoto, prefeito de Rolador.

Na abertura, a professora e coordenadora regional da língua alemã, Joice Wohlfahrt Pauli, postulou sobre a importância da língua alemã nas escolas municipais. Ela descreveu que se trata de uma forma a preservar e incentivar as origens dos ancestrais. Na oportunidade, Joice ainda sugeriu que cada região adote a língua estrangeira de predominância de seu município, e não necessariamente a língua espanhola, que vem sendo adotada como segunda língua estrangeira obrigatória.

FPM

O prefeito anfitrião, Rubem Weimer, pediu o apoio dos demais prefeitos para assinatura de ofício solicitando a não redução do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, que deverá será protocolado no órgão competente nos próximos dias. Ainda durante a reunião, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, abriu debate sobre a necessidade da criação de um local apropriado para abrigar as mulheres vítimas de violência doméstica, para que estas possam receber assistência da melhor forma possível. Outro assunto foi o tratamento de lixo, a reciclagem e como isso é imprescindível para a evolução da região e preservação do meio ambiente.

O prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, levou ao conhecimento de todos a atual situação do projeto da ponte internacional Porto Xavier/San Javier. Após a entrega do anteprojeto no mês de agosto, ao superintendente do DNIT em Porto Alegre, o mesmo foi levado a Brasília dias depois e até então estava à espera de análise pelo Departamento Nacional de Trânsito. Ele contou que o anteprojeto será analisado na semana que em Brasília pelo órgão competente, e caso seja aprovado, pode ser possível a abertura da licitação para as obras ainda este ano.

A assembleia ainda contou com a participação da comitiva da 23° Oktoberfest Missões, que promoveu a divulgação do evento que se realizará nos dias 11 a 15 de outubro de 2018, no Parque Municipal de Exposições de Cerro Largo/RS.

Visita técnica

Após a assembleia, todos foram conduzidos até a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, empresa responsável por dar destino final ao lixo não reciclável de diversos municípios missioneiros, para que todos conhecessem como é feito o trabalho ambientalista e qual o processo que é dado aos lixos recolhidos em seus municípios.

A companhia está instalada em uma área de 20 hectares, e sua central opera com uma capacidade de 500 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de toda a região noroeste do estado. Os prefeitos e demais presentes foram recepcionados na central da empresa pela engenheira responsável e representante da companhia que explicou como todo o processo funciona de tratamento de resíduos, e como esse trabalho é fundamental para a vida do meio ambiente. A próxima assembleia geral ordinária será realizada em outubro em Pirapó/RS.