logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Resgate dos Jogos Sol a Sol é atração de exposição esportiva em Entre-Ijuís

Compartilhe!

A partir desta sexta-feira (21), a comunidade pode visitar a exposição “Entre-Ijuís: Paixão Pelo Esporte”, junto à Biblioteca Pública Municipal. O projeto desenvolvido pela Escola de Educação Infantil Jociane Casarotto dos Santos, conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Esporte e Emater/RS-Ascar. A proposta é resgatar a memória da comunidade, especialmente no âmbito esportivo, valorizando a história e a cultural local junto às diferentes gerações.

Entre as histórias resgatadas está a dos Jogos Rurais Sol a Sol, com exposição de troféus, fotografias, vídeos, camisetas, entre outros materiais. Desde 1982, o Sol a Sol se tornou um instrumento de mobilização de comunidades rurais dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões.

A partir de 1984, 90% dos municípios da região passaram a realizar os Jogos nas comunidades rurais. Entre seus objetivos, que seguem preservados, estão integrar as famílias rurais e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável; angariar recursos para melhorias da infraestrutura comunitária e outras necessidades; fomentar melhorias na área de lazer e de organização rural; e envolver as famílias rurais em espaços de esporte, lazer e recreação num mesmo momento.

O Sol a Sol também faz parte da história de Entre-Ijuís. A primeira edição aconteceu em 1991, na Esquina Marcelo. Desde então, foi campeão em 12 edições regionais, além de conquistar sete vice-campeonatos. Ao longo da história, contou com o apoio da Prefeitura e das entidades locais, que viabilizaram grandes eventos.

Na Exposição “Entre-Ijuís: Paixão Pelo Esporte” também podem ser conferidos resgates dos campeonatos municipais e iniciativas de diferentes segmentos esportivos. A visitação segue até o dia 19 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. 

Fonte: Assessoria da Imprenda da Emater

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.