Regional Missões II e Fetag/RS promovem a Semana D de luta contra cortes na agricultura

Compartilhe!

A Regional Sindical Missões II e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) estão realizando a Semana D contra os cortes do Governo Federal no orçamento para a agricultura familiar gaúcha. O coordenador da Regional Missões II, Márcio Langer, concedeu entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta quinta-feira (15) onde expôs os objetivos da ação.

Conforme Márcio, a semana é decisiva na luta em prol dos interesses dos agricultores familiares do país. A mobilização tem o objetivo de conscientizar, até sexta-feira (16), todas as representações políticas no sentido de reforçar a importância que as políticas públicas têm para o setor em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Pressionar os deputados federais, senadores e ministros para que a pauta da agricultura e pecuária familiar para o plano safra 2021 e 2022 seja atendida é outra meta da Semana D.

Segundo Langer, os cortes orçamentários propostos pelo Governo Federal poderão impactar diretamente as políticas públicas voltadas ao setor, ações que levaram anos para serem conquistadas. O coordenador ressalta que nesse período estaria sendo organizado o Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, mas devido a pandemia, o evento precisou ser cancelado e a Semana D vem de encontro para suprir a ausência do ato.

Márcio informa que as representações sindicais da agricultura familiar já estiveram reunidas na quarta-feira (14) com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), entregando reivindicações e dialogando com a liderança. Um encontro com a Associação dos Legisladores das Missões (ALM) e com a ministra de Agricultura Tereza Cristina também serão realizados.

Rádio Missioneira